Ao longo dos próximos dias, a partir desta segunda-feira (16/08), a Prefeitura de Trindade presta homenagem especial aos 101 anos do município. No formato de balanço das atividades do primeiro semestre de 2021, a meta é mostrar respostas concretas para desafios e enumerar realizações resultantes do esforço coletivo e do amor pela cidade.
A metade do ano foi intensa, com o início de uma nova gestão que planejou as ações a partir do propósito central de salvar vidas e garantir a saúde dos trindadenses em face da pandemia de Covid-19. Essa é a filosofia que marca o Pacto pela Vida, uma iniciativa de grande repercussão que preserva o bem-estar dos moradores e garante fôlego para a economia.
Trindade já se tornou o oitavo município goiano em número de habitantes, mas não perdeu a essência da cultura como cidade do interior que cultiva as tradições e, ao mesmo tempo, se coloca na linha de frente das inovações.
O Pacto pela Vida também traduziu o sentido do equilíbrio ao adotar medidas rigorosas voltadas para a segurança sanitária em face do avanço da pandemia, mas em sintonia com a preservação das atividades produtivas a partir de uma grande parceria entre o poder público, iniciativa privada e setores organizados da sociedade.
Ao mesmo tempo, neste período foram realizadas reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e avança a contratação de empresa para a construção da Maternidade Municipal. A ordem de serviço para licitar a obra da maternidade será assinada no dia 31 de agosto.
O registro de 1.726 novas empresas este ano em solo trindadense sinaliza investimentos e oportunidades. É a resposta do setor produtivo ao diálogo que fundamentou a conduta da Prefeitura de Trindade.
O aumento de 23% na arrecadação de tributos no primeiro semestre, na comparação com igual período de 2020, apesar da retração econômica imposta pela pandemia, é outro resultado de dimensão que demonstra o acerto das medidas implantadas.
O Grupo de Operações de Emergência em Saúde, por sua vez, soube adotar um conjunto de bem-sucedidas iniciativas para o enfrentamento da disseminação da Covid-19, sempre tendo em vista impedir o colapso das estrutura de atendimento disponibilizada para a população. As secretarias e a sociedade se uniram em ações coletivas. A testagem em massa foi uma importante atividade voltada para prevenção e monitoramento.
Para garantir o cumprimento dos decretos municipais com medidas excepcionais restritivas para coibir o avanço da pandemia, foram realizadas 67.890 fiscalizações e orientações a estabelecimentos comerciais, aplicadas 338 advertências, além de 57 interdições.
A Prefeitura de Trindade já aplicou quase 90 mil doses de vacinas contra a Covid-19 por meio de uma campanha de imunização arrojada que proporcionou rápidas respostas aos anseios da população.
A pandemia vitimou 383 moradores de Trindade até a última semana. A testagem em massa atingiu mais de 55 mil, sendo 13.027 positivos. Todos foram medicados, monitorados e orientados a permanecer em isolamento social.
Na Assistência Social, houve destaque para o acompanhamento das famílias residentes em Trindade em situação de vulnerabilidade. Todos os dias a Secretaria Municipal de Assistência Social fez a entrega de cestas de alimentos e kits de higiene a famílias do Cadastro Único que eram contatadas pelos Centros de Assistência e Referência em Assistência Social (Cras).
Os bairros foram visitados diversas vezes e ocorreram várias visitas a moradores em situação de rua durante os dias de frio, para a entrega de cobertores.
No campo habitacional, a Prefeitura de Trindade atuou de maneira intensa no planejamento de medidas para diminuir o déficit de moradias populares. Foram 5.295 atividades de regularização fundiária e 1.037 relativas a projetos sociais como Minha Casa Minha Vida e Lote Solidário. Somente esse mês, estão sendo entregues 100 escrituras de imóveis.
Mesmo durante a pandemia, a gestão municipal intensificou as atividades voltadas para a manutenção dos serviços essências para a população, como limpeza e conservação de vias, praças e espaços públicos, sinalização e mobilidade. Foram entregues diversas obras de infraestrutura nas zonas rural e urbana.
Em relação ao antigo problema dos resíduos sólidos, a gestão municipal transformou o velho lixão em aterro sanitário que receberá, no dia 31 de agosto, o seu novo licenciamento estadual. Moderna, a unidade foi preparada para acolher os recicladores de Trindade em uma área protegida, com condições mais dignas de trabalho.
Diante da crise hídrica, um decreto definiu regras para evitar o desabastecimento durante o período. A Prefeitura de Trindade também instala, esse mês, o Comitê da Bacia do Arrozal para proteger as suas 22 nascentes.
Na Educação, a Prefeitura de Trindade disponibiliza um volume recorde de investimentos, da ordem de R$ 9 milhões, somente para reforma e revitalização de 41 escolas e Cmeis.
Ao mesmo tempo, a prefeitura faz a entrega aos alunos de kits de alimentos e escolares. Para contribuir com a segurança alimentar dos alunos da rede municipal, os kits de alimentos continham 1 quilo de arroz e 1 de feijão, 500 gramas de macarrão espaguete, 1 pacote de bolachas (400grs) 1 sachê de extrato e 300 gramas de cada uma das verduras seguintes: abóbora, repolho, batata doce, cenoura e beterraba. Foram entregues 28 kits em duas remessas de 14 mil.
Já os kits escolares continham itens como canetas, papel, agenda, cadernos, pinceis, blocos, entre outros. Para os próximos meses, a alfabetização terá um grande impulso, por meio do Programa Alfamais Trindade.
Na Agricultura, o atendimento veterinário aos animais de famílias de baixa renda, a realização de cursos de formação, a coleta de vasilhames de agrotóxicos e de óleo usado, são algumas respostas de um setor que também não parou.
O primeiro semestre de 2021 marca uma etapa de superação e de conquistas no desenvolvimento de Trindade. A nova gestão municipal se preparou para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e soube atuar com sabedoria, habilidade e espírito conciliador. Os resultados todos verão a partir de agora.