domingo , 24 novembro 2024
Sem categoria

Em café com advocacia tributarista, Rafael Lara propõe criação de aplicativo da OAB-GO

Em um café com a advocacia tributarista na manhã desta sexta-feira, 1º, Rafael Lara Martins apresentou os projetos do Movimento Compromisso com a Advocacia para Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Como pré-candidato à presidência da seccional, Lara propôs a criação da câmara de mediação e arbitragem, o aplicativo da Ordem e a redução das custas judiciais. Os advogados e advogadas presentes manifestaram seu apoio a Lara Martins em reconhecimento ao seu trabalho pela advocacia e com a certeza de ele trará um futuro de grandes avanços para a OAB de Goiás. O pré-candidato é atualmente conselheiro federal e diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO).

A advogada, professora, palestrante e atual presidente da Comissão de Direito Tributário (CDTRIB) da OAB-GO, Eleia Alvim, destaca a experiência de Lara com o exercício da profissão como ponto principal de seu apoio. “Rafael Lara é um advogado nato, um advogado de balcão, que passa por todos os percalços que a gente passa no tribunal, nos conselhos, em todo órgão público que a gente precisa ir. Rafael conhece as nossas demandas porque ele vive as nossas demandas. Eu como advogada há vinte anos, enxergo no Rafael uma pessoa que tem essa representação, que vai intervir a favor do advogado, nas prerrogativas e no que mais for preciso. Ele é a personificação de uma OAB, como ele mesmo diz, que seja mais combustível e menos freio”, justificou Eleia Alvim.

Simon Riemann é advogado tributarista e ex-presidente da CDTRIB. Atualmente, ele está como conselheiro do Conselho Administrativo Tributário e afirma ser testemunha de uma gestão praticada com muito êxito pela equipe do presidente Lúcio Flávio de Paiva. “Eu fui conselheiro na primeira gestão do Lúcio Flávio, fui presidente da CDTRIB e durante esse período eu percebi que é um grupo que tem princípios, que tem valores, que defende a advocacia, a sociedade civil e que tem comprometimento. Um grupo que fez muita entrega para a advocacia e para a sociedade durante o período. Na área tributária, que é a que eu atuo, a gente viu notáveis mudanças. E o Rafael representa esses valores, não só para preservar, mas também para impulsionar, para mirar no futuro, aperfeiçoar e avançar”, .

O jovem advogado e coordenador na Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) Frederico Sardinha baseou sua escolha de apoio para a presidência da OAB-GO no trabalho desempenhado por Rafael Lara na ESA-GO, que tornou a Escola uma referência nacional.
“O doutor Rafael é referência no trabalho que ele prestou perante a ESA, onde ele fez grandes mudanças, estrutural e de cursos. Passaram a ter pós-graduação, cursos mais elaborados, a ESA anteriormente era sem estrutura, sem visibilidade e o doutor Rafael, com uma ação exímia, conseguiu mudar isso e hoje a ESA é referência”, contou o advogado.

Dentre os projetos apresentados por Rafael Lara aos presentes, ele falou sobre a importância de acompanhar os avanços tecnológicos em favor da advocacia e propôs a criação de um aplicativo da OAB-GO, uma ferramenta que vai aproximar ainda mais a Ordem do exercício diário da advocacia. “Eu converso sobre a advocacia do futuro desde sempre, nem sei dizer desde quando. E nós somos o futuro que nós queremos construir, somos o futuro que a nossa profissão projeta. Nós estamos vivendo uma curva da história, a virada de chave do moderno. E eu tenho certeza que o projeto Compromisso com a Advocacia não é apenas o melhor, é o único, e consequentemente o melhor, que traz uma ideia de futuro verdadeiro, palpável, com experiência e com projeto para ser discutido. E dentre tantas demandas e planos que a gente pode fazer pra falar da construção desse futuro, eu vou falar de um deles: o aplicativo da Ordem. Gente, além de acreditar numa OAB que seja mais combustível e menos freio, eu acredito numa OAB que esteja no bolso e na bolsa de cada advogado”, disse Lara aos presentes.