O pré-candidato a presidente da OAB, Pedro Paulo de Medeiros, cresce e amplia a vantagem para os adversários na corrida eleitoral pela presidência da Ordem em Goiás. É o que mostra a nova rodada da pesquisa Fortiori, divulgada na manhã deste domingo. De acordo com o Instituto Fortiori, Pedro Paulo chega a 43% das intenções de votos válidos, contra 36% de Rafael Lara, o candidato da situação, uma diferença de sete pontos percentuais, quatro a mais que a pesquisa feita em setembro. Na terceira posição, aparece Rodolfo Mota, com 11% e, em quarto Valentina Jungmann, com 10%.
Os números são em votos válidos, ou seja, sem os índices de nulos, brancos e indecisos. É dessa forma que a comissão eleitoral divulga os resultados no dia da eleição.
No quesito rejeição, o candidato situacionista Rafael Lara aparece como o mais rejeitado. A rejeição a Rafael Lara subiu, chegando a 26%, que dizem não votar nele de jeito nenhum, contra apenas 14% que não votariam em Pedro Paulo. Rodolfo Mota tem rejeição de 18% e Valentina também de 14%.
O aumento da vantagem de Pedro Paulo acontece na reta final da eleição, que será realizada em 19 de novembro, e já provocou mudança na estratégia dos adversários. Ao longo do fim de semana, os adversários espalharam diversos ataques em vídeos apócrifos contra a candidatura do líder das pesquisas. Pedro Paulo disse que não entrará no jogo sujo da campanha e continuará apresentando as melhores propostas para mudar a OAB.
Sentimento de mudança
A liderança ampla de Pedro Paulo de Medeiros reflete um forte sentimento de mudança manifestado pela advocacia de Goiás. Pela pesquisa Fortiori, 63% dos advogados dizem preferir a eleição de quem represente mudança e não faça parte da atual gestão, contra apenas 30% que defendem continuidade.
A pesquisa Fortiori foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro e ouviu, por telefone, 350 advogados em todo o estado. A pesquisa está registrada na Comissão Eleitoral da OAB de Goiás.
Veja os números:
- Intenção de Voto (Votos Válidos)
Pedro Paulo – 43%
Rafael Lara – 36%
Rodolfo Otávio – 11%
Valentina Jungmann – 10%
- Rejeição
Rafael Lara – 26%
Rodolfo Otávio – 18%
Valentina Jungmann – 14%
Pedro Paulo – 14%