terça-feira , 16 julho 2024
Justiça

Ministério Público deflagra operação que apura desvio de R$ 15 milhões na prefeitura de Formosa durante o mandato de secretário de Caiado

O Ministério Público descobriu deflagrou na manhã desta sexta (2), a Operação Pedra de Roseta. Após quebras de sigilo judicialmente autorizadas e com colaboração premiada, já homologada de um empresário do ramo da construção civil, a investigação descobriu o esquema de pagamento de 20% a 25% de propina aos envolvidos na organização criminosa em obras da prefeitura de Formosa/GO. O promotor de Justiça Douglas Chegury informou como funcionava o sofisticado esquema de lavagem de dinheiro por meio de compra, reforma e venda de imóveis residenciais e empresarial, além de cabeças de gado, e registros de propriedade em nome de “laranjas”.

Também veio à tona durante as apurações um esquema de cobertura fraudulenta mútua de empresas durante a realização dos pregões para contratação das obras, com direcionamento a determinados empresários e empresas durante os anos de 2017 e 2018, durante o mandato do ex-prefeito Ernesto Roller, hoje secretário de Governo de Caiado. O prejuízo aos cofres públicos estimado até o momento supera os 15 (quinze) milhões de reais.

Foram cumpridos 08 (oito) mandados de busca e apreensão (sete em Formosa e um no DF) em face dos dois ex- secretários, bem como dos também servidores da Secretaria de Obras Tarlley Iamaro de Araújo e Diego Pereira de Sousa, da ex-pregoeira chefe Aline Aparecida da Silva, e dos empresários Vanessa Maris Araújo Fernandes e André Luís Gontijo de Sousa, proprietários da empresa Multi X.

Veja o vídeo;

Artigos relacionados

Justiça

Advogado João Pina consegue trancar ação de busca e apreensão sem mandado

O advogado João Pina conseguiu trancar uma ação no Superior Tribunal de...

Justiça

Representação de Vanderlan contra Gayer terá Alexandre de Moraes como relator

A representação judicial do senador Vanderlan Cardoso (PL) contra o deputado federal...

Justiça

Juiz nega pedido da polícia civil e manda soltar Daniel Alexandrino

No dia 26 de janeiro a Polícia Civil realizou por meio da...

Justiça

Clique aqui e veja a lista com os nomes de 356 presos por atos terroristas no último domingo

O governo do Distrito Federal divulgou nesta terça-feira, 10, uma lista de...