quinta-feira , 25 junho 2026
Notícias

Presidente Lula escolhe Ricardo Lewandowski, ex-STF, como novo ministro da Justiça para o lugar de Flávio Dino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O anúncio oficial está marcado para esta quinta-feira (11).

A nomeação de Lewandowski vem para ocupar a vaga deixada por Flávio Dino, que está programado para tomar posse no STF em 22 de fevereiro.

Lewandowski se aposentou no STF em abril de 2023, ao completar 75 anos, a idade máxima para a corte. Ele foi substituído por Cristiano Zanin. O ex-ministro era o favorito de Lula para o cargo no Ministério da Justiça e Segurança Pública, depois que o presidente desistiu de indicar uma mulher para a posição.

Lewandowski foi nomeado ministro STF em 2006, indicado pelo presidente Lula. O magistrado ocupou a presidência da corte de 2014 a 2016, período em que presidiu o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Sua proximidade com Lula foi evidenciada recentemente, quando acompanhou o presidente em viagem para a Conferência do Clima da ONU (COP-28) em Dubai, no último mês de dezembro.

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro deve ficar para a próxima semana

• Moraes ainda vai ouvir a defesa A decisão do ministro Alexandre...

Notícias

Vereador de Rialma morre aos 58 anos após passar mal

Em casa O vereador de Rialma, Carlos Antônio da Silva, conhecido como...

Notícias

Operação contra o PCC leva vereador à prisão em São Paulo

• Mandados O vereador Senival Moura (PT) foi preso na manhã desta...