Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei n° 4198/23, de autoria do deputado Major Araújo (PL), que visa proteger a identidade e garantir a segurança de policiais que participam de confrontos com bandidos.
A iniciativa surgiu após o governador Ronaldo Caiado ter exposto publicamente dois policiais que entraram em confronto com três bandidos armados em Corumbaíba, no Sul do Estado, em setembro de 2023. Na troca de tiros, os agentes ficaram feridos e os criminosos foram mortos.
O projeto proíbe a divulgação de imagens e dados pessoais de policiais envolvidos em operações, exceto mediante solicitação oficial dos Poderes. A medida busca evitar que os agentes se tornem alvos de retaliação por parte de organizações criminosas.
“Houve uma exposição por parte do governo, uma exposição política, inclusive mostrando a esposa de um dos policiais, isso acabou sendo uma publicação exagerada que me fez preocupar com a segurança desses policiais e de seus familiares” disse o deputado Major Araújo.
A matéria aguarda relatório do deputado Coronel Adailton (Solidariedade) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A tramitação terá prosseguimento a partir do dia 20 de fevereiro, quando os deputados retomam as atividades parlamentares.