domingo , 24 novembro 2024
Notícias

Assistencialismo de Gracinha Caiado causa estagnação na luta contra a pobreza em Goiás. ‘Primeiro-damismo’ político e incompetente

Fato

• O assistencialismo exagerado e sem rumo da primeira-dama Gracinha Caiado causou uma grande estagnação na luta contra a pobreza em Goiás. Hoje, quase 20% da população do estado é pobre ou miserável. Segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) com base nos dados da PNAD do IBGE, o estado goiano teve recuo de apenas 1,4% na extrema pobreza, taxa menor do que a média brasileira.

Prometeu tudo e não entregou nada

• O Secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima, tinha prometido que Goiás seria o primeiro lugar na redução da pobreza. A entrega foi bem diferente do prometido. Um misero 14º lugar entre os 27 estados.

• O resultado pífio é fruto de um estado que abandonou a política social e colocou no lugar o  assistencialismo sem rumo da primeira-dama, em um verdadeiro ato de “dar migalhas aos pobres”.

Estagnação

• O estudo do IJSN mostra que Goiás estagnou desde 2023 e não tem resposta para 1/5 da população pobre ou extremamente pobre. 20% da população goiana é classificada como pobre ou miserável. E são 20% graças ao Bolsa Família. Sem o referido programa social, o percentual seria muitíssimo maior.

Não vai mudar

• Para o professor Marcelo Reis Garcia, a política social de Goiás hoje não tem bússola e não tem direção. “Tem achismo, muito assistencialismo e um ‘primeiro-damismo’ que brinca de solidariedade”, disse Marcelo.

Artigos relacionados

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...

Notícias

Acidente envolvendo dois caminhões deixa motoristas mortos na GO-010

Acidente fatal Os motoristas de um caminhão bitrem e de um caminhão...