sábado , 27 junho 2026
Notícias

Lula se compromete a garantir moradia para quem perdeu casa no Rio Grande do Sul

Fato

• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Rio Grande do Sul, em sua terceira visita ao estado desde o início da tragédia que já deixou 149 mortos em razão das enchentes. Dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados. Cerca de 80 mil pessoas deixaram suas casas.

• “A gente vai anunciar que todo mundo que perdeu a casa, vai ter sua casinha”, disse ao desembarcar na Base Aérea de Canoas, ao lado de uma comitiva de ministros e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

• Lula seguiu para São Leopoldo e visitou um abrigo da cidade. Na sequência, se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Auxílios concedidos

• Lula comunicou a liberação de um voucher de R$ 5.100 para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito durante visita à cidade de São Leopoldo, uma das atingidas pelos temporais. Para ter direito ao benefício, será necessário comprovar que o domicílio foi atingido pela catástrofe natural.

Ministro

• Lula confirmou o atual ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que é gaúcho, como autoridade federal no Rio Grande do Sul, até o fim da calamidade.

• Essa autoridade terá o status de ministro e vai coordenar uma estrutura administrativa sediada no estado, com foco na recuperação da infraestrutura e serviços atingidos. E fará a interlocução entre órgãos federais e prefeitos.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Evento com Flávio Bolsonaro confirma Wilder Morais como candidato do PL ao governo de Goiás

• Pré-candidatura O Partido Liberal realiza neste sábado (27), em Goiânia, o...

Notícias

Cabo Verde empata com a Arábia Saudita e garante classificação histórica na Copa do Mundo

• Cabo Verde carimba vaga inédita Cabo Verde escreveu mais um capítulo...