sexta-feira , 18 abril 2025
Notícias

Iporá: MPE mira Maysa Cunha e Leonardo Cesar por propaganda eleitoral irregular

Fato

  • O Ministério Público Eleitoral (MPE) representou os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Iporá, Maysa Peres Cunha e Leonardo Cesar, além do portal de notícias Oeste Goiano, por propaganda eleitoral irregular. Segundo o órgão, os pré-candidatos veicularam propaganda intrapartidária nas redes sociais do portal de notícias, o que é considerado irregular.

Divulgação irregular

  • De acordo com o MPE, Maysa Cunha e Leonardo Araújo divulgaram, em seus perfis pessoais, banners promovendo a convenção municipal partidária que mostrava a imagem deles. Conteúdo semelhante foi divulgado pelo portal Oeste Goiano.
  • De acordo com a legislação eleitoral, a propaganda intrapartidária, é destinada exclusivamente aos filiados do partido, com o intuito de angariar votos nas convenções partidárias, que definem os candidatos aos cargos eletivos.
  • No entanto, a divulgação desse tipo de propaganda em redes sociais é vedada, pois ultrapassa o público-alvo restrito aos filiados.

A legislação

  • Conforme a lei, o calendário eleitoral permite a propaganda intrapartidária nas prévias e até 15 dias antes das convenções partidárias, que neste ano ocorreram entre 20 de julho e 5 de agosto. Contudo, essa propaganda deve seguir regras específicas, como a proibição do uso de rádio, televisão e outdoor, sendo permitido apenas o uso de mala direta, faixas e cartazes próximos ao local da convenção.
  • Segundo o MPE, a veiculação em redes sociais, realizada pelos pré-candidatos e pelo portal de notícias, configurou uma infração às normas, caracterizando propaganda eleitoral antecipada irregular.

Multa

  • Na ação, o Ministério Público Eleitoral solicitou a remoção do conteúdo divulgado na internet no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil e responsabilização por crime de desobediência.

Artigos relacionados

Notícias

Padrão Caiado: Goiás aumentou endividamento desde que adotou o RRF

Piorou Desde que o governador Ronaldo Caiado aderiu ao Regime de Recuperação...

Notícias

Tribunal de Justiça de São Paulo rejeita censura ao livro de Cristiano Silva que expõe passado criminal de Pablo Marçal

Decisão Judicial • O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o pedido...

Notícias

Mulher é detida com carga de drogas avaliada em mais de R$ 100 mil na BR-364 em Goiás

Tráfico de drogas • Uma mulher de 32 anos acusada de tráfico...