Análise
- Em artigo publicado no Estadão, o advogado Romero Ferraz Filho falou sobre a importância de uma relação harmoniosa entre a magistratura e a advocacia. Segundo ele, as duas carreiras são diferentes, mas estão conectadas, pois buscam o bem comum de garantir o equilíbrio social e a proteção dos direitos fundamentais.
Referência
- A análise de Romero Ferraz Filho é baseada na experiência profissional e pessoal, além da leitura do texto ‘A Profissão de Magistrado’, do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José de Jesus Filho.
- Segundo o advogado, enquanto a magistratura é tida como “a viva voz do Direito”, a advocacia é aquele que os conflitos ao juiz, além de interpretar a lei em favor de seu constituinte para assegurar a Justiça.
Um coisa liga a outra
- Conforme Romero, a magistratura necessita da advocacia e vice-versa. “É impossível pensar em uma magistratura eficiente sem uma advocacia atuante, ética e bem-preparada. A interação entre ambos deve ser marcada pelo respeito recíproco, pela busca conjunta pela verdade e pelo compromisso com o Estado Democrático de Direito.”