sábado , 24 outubro 2026
Notícias

Governadores aderem às medidas da PEC da Segurança; só Caiado é contra a integração entre as polícias no combate ao crime organizado

Isolamento

• A PEC da Segurança Pública, que prevê integração de dados entre as polícias para cruzar informações e combater o crime organizado no país inteiro, recebeu apoio de quase todos os governadores – incluindo oposicionistas como Tarcísio de Freitas (SP) e Ibaneis Rocha (DF).

• O único resistente é Ronaldo Caiado (GO), que, mesmo com o combate ao crime como bandeira, rejeita a medida e fica isolado politicamente.

Interferência

• Na reunião técnica o representante de Goiás votou a favor da medida no Consesp (Conselho de Secretários de Segurança), mas mudou de posição após intervenção de Caiado.

• Na mesma reunião secretários comentaram informalmente que a pré-campanha de Caiado está atrapalhando decisões técnicas, e, se quer ser presidente, como agiria sem coordenação nacional?

O acordo

• A PEC cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), permitindo compartilhamento de dados criminais entre estados e polícias.

• Até Tarcísio, inicialmente contra, mudou de ideia após negociações. Ibaneis Rocha (DF), rompido com Lula, também apoia:
“Sempre defendi a integração das polícias para beneficiar a população.”

• O ministro Ricardo Lewandowski e a ministra Gleisi Hoffmann se reúnem com líderes da Câmara na terça (8/4) para destravar a PEC.

• O governo já fez concessões, como garantir autonomia dos estados e incluir guardas municipais no sistema.

Artigos relacionados

Notícias

“Exército do Lula” chega a 10 milhões de seguidores no WhatsApp às vésperas do segundo turno

• Canal chega a 10 milhões de seguidores O canal “Exército do...

Notícias

Ministro do TSE impede Nunes Marques de derrubar canal “Exército do Lula”

• TSE impede nova derrubada do “Exército do Lula” O ministro Floriano...

Notícias

Mistério em Goiânia: dois homens são encontrados mortos em córregos da capital

• Dois corpos são encontrados em Goiânia Dois homens foram encontrados mortos...

Notícias

Dois policiais militares são presos suspeitos de extorquir R$ 10 mil de morador em Aparecida de Goiânia

• PMs são presos suspeitos de extorsão Dois cabos da Polícia Militar...