• Violação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alertou que poderá decretar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro caso a defesa não justifique a quebra das medidas cautelares. O prazo é de 24 horas.
Em vídeos divulgados nas redes sociais Bolsonaro aparece exibindo a tornozeleira eletrônica e fazendo discurso no Congresso. Moraes afirma que a veiculação de áudios, vídeos ou entrevistas, inclusive por terceiros, configura violação direta da decisão judicial.
• Humilhação
Durante ato no Congresso Nacional, Bolsonaro mostrou a tornozeleira e declarou que ela representa a “máxima humilhação”, dizendo-se inocente. “Não roubei, não desviei, não matei.
Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação”, afirmou. O vídeo foi publicado em um perfil do Instagram ligado ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A exibição gerou reação imediata do STF.
• Restrições
Entre as medidas cautelares já determinadas por Moraes estão: uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno, proibição de contato com investigados e diplomatas, além da restrição ao uso de redes sociais.
A Procuradoria-Geral da República sustenta que Bolsonaro continua tentando interferir nas investigações mesmo após se tornar réu por tentativa de golpe.

















