Mais um
• O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou o 29º pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, após o magistrado aplicar medidas cautelares contra Jair Bolsonaro, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de uso das redes sociais.
• No documento, Flávio acusa Moraes de violar o direito à livre manifestação e de desequilibrar o debate público ao “calar Jair Bolsonaro por completo”, impedindo-o de se expressar, inclusive em entrevistas.
• Segundo ele, a decisão do ministro suprime o direito coletivo da população de ter acesso às ideias do ex-presidente.
Reação articulada
• O pedido é mais um movimento coordenado da oposição, que deve intensificar ataques a Moraes e ao STF após o recesso parlamentar. A prioridade será tentar abrir um processo de impeachment, ainda que o cenário político siga desfavorável.
Estatísticas
• O Senado já arquivou 20 pedidos semelhantes. Dos 29 que tramitam, 22 foram apresentados entre 2021 e 2024. Somente em 2025 já foram protocoladas sete petições, a maioria por cidadãos e parlamentares da base bolsonarista.
• Entre os autores estão deputados como Bia Kicis, Caroline de Toni, Marcel van Hattem e o ex-deputado Roberto Jefferson, condenado a nove anos de prisão pelo STF.
• Apesar da mobilização, é improvável que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, dê andamento ao pedido. Nenhum impeachment de ministro do Supremo foi aprovado até hoje.
• Ao todo, o Senado acumula 59 pedidos de impeachment contra ministros do STF.

















