sexta-feira , 6 março 2026
Notícias

Trump diz que Brasil é mau parceiro comercial e chama prisão de Bolsonaro de “execução política”

Crítica

• O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil é um dos piores parceiros comerciais do país, alegando tarifas “tremendas” sobre produtos americanos. Dados oficiais, porém, mostram que a tarifa média é de apenas 2,5% e que os EUA têm superávit na balança comercial com o Brasil. Durante coletiva na Casa Branca, Trump também defendeu Jair Bolsonaro, a quem chamou de “honesto”, e criticou o Supremo Tribunal Federal, classificando a prisão domiciliar do ex-presidente como “execução política”.

Dados distorcidos

• Segundo o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral, a tarifa média brasileira sobre importados dos EUA é baixa, variando conforme o cálculo, mas em torno de 2,5%.

• No primeiro semestre, o Brasil registrou déficit de US$ 1,67 bilhão na balança com os EUA, importando mais do que exporta.

• Os EUA são o segundo principal parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China.

Narrativa

• Trump usou as críticas ao comércio para reforçar ataques ao Judiciário brasileiro, citando a prisão de Bolsonaro como exemplo de “política mal conduzida”.

• Disse não se preocupar com uma eventual aproximação do Brasil e México com a China em razão das tarifas, afirmando que “eles não estão muito bem”.

• Mesmo com alta de 0,9% no índice de preços ao produtor em julho, acima das previsões, Trump declarou que os EUA “praticamente” não têm mais inflação.

• O presidente também repetiu que, sob Joe Biden, o país teria vivido “a pior inflação do mundo” e agora estaria em um “nível perfeito”.

Artigos relacionados

Notícias

Engenheiro é absolvido por morte de menino que caiu de toboágua em parque de Caldas Novas

Julgamento • A Justiça de Goiás absolveu o engenheiro civil Flávio Tomaz...

Notícias

Corpo de goiana desaparecida há dois anos é encontrado em floresta no Canadá

Sumiço O corpo da goiana Letícia Alves de Oliveira, que estava desaparecida...

Notícias

Crise na saúde de Goiânia na gestão Sandro Mabel: médicos a anunciam paralisação no Hospital Célia Câmara

Saúde • Médicos que atuam no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara,...