quinta-feira , 23 abril 2026
Notícias

“A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável” diz Lula em recado a Trump na Assembleia Geral da ONU

• Recado

Durante discurso na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro como um marco na história do Brasil.

Ele afirmou que, pela primeira vez em 525 anos, um ex-chefe de Estado foi responsabilizado por atentar contra o Estado democrático de direito, em um processo com amplo direito de defesa.

• Tarifaço

Lula também criticou as sanções impostas pelo governo Donald Trump contra ministros do Supremo Tribunal Federal, classificando-as como “agressão contra a independência do Poder Judiciário”.

O presidente chamou o tarifaço de Trump contra produtos brasileiros de “chantagem econômica” e apontou que a extrema direita age de forma subserviente a antigas hegemonias.

• Conflitos

No campo internacional, Lula defendeu a paz e condenou os ataques de Israel à Faixa de Gaza, que classificou como “genocídio” e “limpeza étnica”. Ele reforçou que “não haverá solução militar” para o conflito da Ucrânia, criticando o que chamou de “desordem internacional” marcada por sanções arbitrárias e intervenções unilaterais.