quinta-feira , 23 abril 2026
Notícias

Papa Leão XIV recebe Lula em Roma e fala sobre fé, pobreza e Amazônia

• O encontro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão XIV.

Em publicação na rede social X, Lula afirmou ter conversado com o pontífice sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.

O presidente elogiou a Exortação Apostólica Dilexi Te, destacando a mensagem de que “não se pode separar a fé do amor pelos mais pobres”.

• Combate à fome

Lula relatou ao papa a política brasileira de combate à fome e a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será apresentada em encontro da FAO, em Roma.

“Em dois anos e meio, tiramos, pela segunda vez, o Brasil do Mapa da Fome”, afirmou. O presidente também citou sua proximidade histórica com religiosos como dom Hélder Câmara, dom Paulo Evaristo Arns e Pedro Casaldáliga.

• Convite

Durante a audiência, Lula convidou o papa para participar da COP30, em novembro de 2025, em Belém.

Leão XIV agradeceu, mas informou que, por conta do Jubileu, enviará representantes do Vaticano.