• Salas lotadas
A situação nas escolas estaduais de Quirinópolis virou um sufoco. Tem sala com quase 50 alunos, antes mesmo do início do ano letivo, que começa no dia 20 de janeiro. Professor não consegue ensinar direito, aluno não consegue aprender, e o problema só cresce.
• Caiado fechou escolas
Esse caos não caiu do céu. Em 2019, logo que assumiu o governo, Ronaldo Caiado fechou a Escola Estadual Quintiliano Leão Neto. Depois fechou também a Escola Estadual Olga Parreira, que tinha 55 anos de história na cidade. Duas escolas fechadas, menos salas, mais alunos espremidos.
• Nunca mais reabriu
Na época, a coordenadora regional de ensino, Carla Simone, disse que o fechamento se deu por questão financeira e pelo chamado reordenamento da rede, onde o Estado ficaria responsável apenas pela segunda fase do ensino fundamental.
Depois disso, o Estado optou pela superlotação ou deixar crianças sem estudo. Será que o Ministério Público vai tomar providências?
• Cobrança
Nesta semana o site TV Quirinópolis mostrou o problema e nos comentários o povo protestou. Um morador sugeriu que a Coordenação Regional de Educação (CRE) avalie a reabertura de colégios estaduais que foram fechados ou a mudança do Colégio Independência, hoje em tempo integral, para o modelo regular, ampliando o número de vagas.

















