sexta-feira , 6 março 2026
Bastidores

Magda Mofatto desafia ordem do PL e sobe em palanque para apoiar Caiado à Presidência

• Desobediência

A deputada federal Magda Mofatto, está desembarcando no Partido Liberal com o pé errado. Contrariou uma determinação clara do PL ao subir em um palanque, em Novo Gama, para declarar apoio à pré-candidatura de Caiado à Presidência da República.

• Ordem do PL

A atitude vai na contramão de uma resolução da Executiva Nacional do PL, assinada pelo presidente Valdemar Costa Neto, que proíbe filiados de apoiar qualquer pré-candidato de outro partido. A orientação é clara: o PL só pode apoiar, neste momento, o nome do próprio partido, Flávio Bolsonaro.

• E agora?

O documento, publicado em 29 de julho do ano passado, prevê punições duras para quem descumprir a decisão. Entre elas estão perda de financiamento de campanha para 2026, cancelamento de candidaturas, anulação de convenções e até expulsão do partido. Nos casos considerados “omissos ou duvidosos”, a palavra final cabe à Executiva Nacional.