sexta-feira , 19 julho 2024
Goiás

Virou tese de mestrado: aterro sanitário de Anápolis coloca em risco população da cidade

Lixão e aterro viram tese de mestrado: pesquisadora diz que Prefeitura sonega informações e não cuida de desenvolvimento sustentável.

Uma dissertação de mestrado chegou a conclusões graves quanto a qualidade do aterro sanitário de Anápolis. Conforme o estudo de Márcia Martins Carvalho, o município não apresenta metas organizacionais voltadas para o desenvolvimento sustentável. Ou seja, a gestão ambiental é falha no município, apesar da Prefeitura divulgar que Anápolis age dentro da lei quanto ao tratamento do meio ambiente.

Ao realizar a pesquisa, Márcia destacou as dificuldades em coletar dados. O pesquisador ressaltou em sua conclusão que a gestão petista teria dificultado sua tentativa de buscar dados para realizar a pesquisa: “A Prefeitura não possui um atendimento eficaz as necessidades dos pesquisadores, nas várias vezes que procuramos a secretaria do Meio Ambiente do Município”.

O estudo diz que Anápolis evoluiu do lixão para o aterro, mas o colocou em local extremamente inapropriado: próximo às nascentes. A saúde da população está em risco.

A Prefeitura até agora não se dispôs a modificar o local do aterro, que faz divisa com o Córrego Capão Comprido, Capão do Gado e o Ribeirão das Antas afluente, que é afluente do Rio Corumbá.

“Os critérios para a escolha do local para implantação do aterro sanitário de Anápolis, não foi realizado dentro das normas ambientais, onde deve se verificar adequação com relação à lei de zoneamento urbano, a proximidade de áreas de proteção ambiental, cursos d’água, moradias, a permeabilidade do solo, a profundidade do lençol freático”, diz a pesquisadora.

Artigos relacionados

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Goiás

Até onde vai o Sindipúblico para impedir a mudança que Caiado quer fazer no Ipasgo?

Antes de falar em converter o Ipasgo de autarquia para privado o...