terça-feira , 23 junho 2026
Notícias

Com base em novos fundamentos, justiça aceita pedido da Polícia Federal e mantém dono da Choquei preso

• Justiça converte prisão e mantém investigado detido

A Justiça Federal de São Paulo acatou pedido da Polícia Federal e determinou a prisão preventiva de Raphael Sousa Oliveira, de 31 anos, criador da página Choquei. Com a decisão, ele seguirá preso no âmbito da investigação que apura um esquema de R$ 1,6 bilhão.

• Decisão ocorre após tentativa de soltura no STJ

A medida ocorre dias após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que havia considerado irregular a prisão temporária anterior. Mesmo assim, a nova determinação mantém Raphael detido com base em outros fundamentos apresentados pela investigação.

• Defesa promete recorrer

Em nota, a defesa afirmou que a decisão repete problemas já apontados anteriormente, como a ausência de justificativas individualizadas. Os advogados informaram que irão recorrer para tentar reverter a prisão preventiva.

• A operação

Segundo a Polícia Federal, os investigados utilizavam mecanismos para ocultar recursos, incluindo movimentações com criptomoedas, transporte de valores em espécie e operações financeiras de alto volume.

A operação foi deflagrada em nove estados e no Distrito Federal, com cumprimento de dezenas de mandados de prisão e busca. Durante as diligências, foram apreendidos veículos, dinheiro, documentos e equipamentos eletrônicos.

A corporação também aponta risco de continuidade das atividades e interferência nas investigações como base para a prisão.

• Raphael segue preso em Goiás

O empresário está custodiado no Complexo Prisional Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia, desde que foi transferido após a operação realizada no último dia 15.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Supermercados vencem nova etapa na Justiça e seguem autorizados a funcionar o dia todo aos domingos e feriados em Goiás

• Supermercados seguem liberados O Tribunal Regional do Trabalho manteve a liminar...

Notícias

Joviânia elege novo prefeito depois de cassação por compra de votos

• Joviânia escolhe novo prefeito Os eleitores de Joviânia, na região sul...

Notícias

Morre aos 86 anos em Goiânia o jornalista Fernando Campos, referência do automobilismo em Goiás

• Jornalismo goiano perde Fernando Campos Morreu nesta segunda-feira (22), em Goiânia,...