domingo , 18 outubro 2026
Notícias

Criminosos simulam audiências judiciais por vídeo e aplicam golpe milionário em Goiás

• Golpe causa prejuízo de R$ 1 milhão

O golpe do falso advogado provocou prejuízos de aproximadamente R$ 1 milhão em Goiás em apenas uma semana. A Polícia Civil alerta para uma nova estratégia dos criminosos, que chegam a simular audiências judiciais por videochamada para enganar as vítimas.

• Criminosos usam dados verdadeiros

Os golpistas conseguem informações de processos judiciais e entram em contato com pessoas que aguardam indenizações ou outros pagamentos da Justiça.

Eles se apresentam como advogados, assessores, promotores ou servidores do Judiciário e informam que a vítima tem dinheiro disponível para receber.

Para dar credibilidade à fraude, utilizam nomes de profissionais verdadeiros, documentos falsificados e até videochamadas que imitam procedimentos oficiais.

• Vítimas são induzidas a transferir dinheiro

Segundo a delegada Lara Soares, os criminosos passaram a utilizar uma estratégia ainda mais sofisticada.

Em vez de apenas cobrar taxas antecipadas, orientam as vítimas a abrir aplicativos bancários e realizar operações supostamente necessárias para liberar o dinheiro.

Na realidade, os procedimentos autorizam transferências para contas dos golpistas.

• Polícia ensina como evitar o golpe

A orientação é desconfiar de contatos inesperados, mesmo quando apresentam informações verdadeiras sobre processos.

Antes de qualquer operação financeira, a vítima deve procurar o advogado responsável por um telefone conhecido.

A Polícia Civil reforça que não é necessário fazer transferências ou inserir códigos Pix para receber valores judiciais.

Artigos relacionados

Notícias

Vândalos atacam igreja do Divino Pai Eterno em Caldas Novas

• Igreja é alvo de vandalismo em Caldas Novas A Igreja do...

Notícias

Ação no TRE-GO pode levar à cassação de Gustavo Gayer, revela Metrópoles

• Gayer enfrenta ação que pode resultar em cassação O senador eleito...

Notícias

Jovem invade manifestação de Lula e mata adolescente de 14 anos com uma faca

• Crime durante evento político Uma mobilização eleitoral em apoio ao presidente...

Notícias

Virada de Lula? Nova pesquisa mostra presidente com 51% e Flávio Bolsonaro com 49% dos votos válidos

• Lula aparece na frente Depois de levantamentos que apontaram Flávio Bolsonaro...