domingo , 1 setembro 2024
Goiás

Juiz que cassou Jardel acreditou que entrevistas em rádio mudaram resultado da eleição: tem cabimento?

O juiz substituto Everton Pereira dos Santos, que cassou o mandato do prefeito de Catalão, Jardel Sebba, afirmou em sua sentença que o resultado da eleição de 2012, no município, foi modificado por duas entrevistas – do governador Marconi Perillo e do secretário de Ciência & Tecnologia, Mauro Faiad – a uma emissora de rádio, no dia do pleito.

Os dois foram entrevistados por uma equipe comandada pelo radialista Alípio Nogueira, que foi contratado pela Rádio Sucesso para cobrir o andamento das eleições em Catalão e no resto do Estado e do País. Dezenas de candidatos e lideranças políticas de todos os partidos falaram nos microfones da Rádio Sucesso, na ocasião.

Marconi e Mauro Faiad foram entrevistados no início da tarde. O governador ressaltou que a sua preferência e amizade eram por demais conhecidas e que, caso Jardel fosse eleito, ele poderia restabelecer as parcerias com o município, recusadas durante os 12 anos de presença do PMDB na Prefeitura.

Já Mauro Faiad afirmou que, como secretário do Estado, gostaria de ver no comando da cidade alguém disposto a aceitar as parcerias que o Governo do Estado poderia propor para Catalão, em benefício da população.

Nenhum dos dois pediu votos para Jardel. Mas o juiz Everton Pereira dos Santos entendeu, em resposta a uma representação do candidato derrotado do PMDB, Adib Elias, que essas declarações teriam influenciado o eleitor e mudado o resultado da eleição a favor do candidato Jardel Sebba, do PSDB.

Isso significa, dizendo de outro modo, que o magistrado acreditou que o real vencedor da eleição teria sido Adib Elias e, com base nessa convicção, determinou a cassação do diploma de Jardel.

Mas quem examinou o processo – advogados eleitorais, principalmente – concluiu que houve exagero na decisão do juiz Everton Pereira dos Santos, cabendo, no máximo, a aplicação de multas.

Não tem cabimento imaginar que entrevistas no rádio, na tarde do dia da eleição, possam ter mudado o resultado das urnas.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...