terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Juiz que “cassou” Jardel diz que rádio Sucesso foi ouvida por “dezenas de milhares de eleitores” no dia da eleição Ué, será que ele fez pesquisa?

O juiz Everton Pereira dos Santos “cassou” o mandato do prefeito Jardel Sebba aceitando os argumentos do PMDB de que a rádio Sucesso FM, que entrevistou o governador Marconi Perillo e o secretário de Ciência & Tecnologia, Mauro Faiad, no dia da eleição, é a emissora de maior audiência de Catalão e foi ouvida, naquela data, por “dezenas de milhares de eleitores”, mudando o resultado do pleito.

Para uma informação dessa natureza, é preciso ter base científica. Ou seja: é preciso uma pesquisa de audiência, que, em Goiás, só é feita pelo Ibope e pelo Serpes – institutos que nunca atuaram na medição de penetração de emissoras de rádio em Catalão.

Sendo ouvida por “dezenas de milhares de eleitores” no dia da eleição, segundo afirma o juiz, a rádio Sucesso FM mudou o resultado da eleição. Ou seja, de novo: o candidato Adib Elias, do PMDB, iria ganhar a eleição, mas, com “dezenas de milhares de eleitores” supostamente influenciados pela rádio Sucesso FM, a mesa virou e o vencedor foi Jardel Sebba, do PSDB – segundo o dr. Everton Pereira dos Santos.

Esse raciocínio, por mais absurdo e sem base em dados concretos que seja, é o fundamento principal da sentença que “cassou” Jardel e, 24 horas depois, foi revertida por um outro juiz de Catalão, que a considerou ofensiva para “a vontade popular”.

Segundo o juiz Everton Pereira dos Santos, sem nenhuma pesquisa, a rádio Sucesso FM tem “alcance indiscutível”, foi ouvida por “dezenas de milhares de eleitores” no dia da eleição e foi uma emissora “francamente ouvida pelos eleitores” naquele momento. Daí, as entrevistas com o governador e com o secretário de Ciência & Tecnologia teriam mudado a convicção do eleitorado de Catalão, que assim preferiu Jardel Sebba em detrimento de Adib Elias.

Tem cabimento? Tem lógica? Mas é o que o magistrado afirma na sua sentença.

A mesma sentença que foi revogada 24 horas depois.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....