Em uma quilométrica entrevista ao Jornal Opção, na edição deste fim de semana, o prefeito de Anápolis e atual pré-candidato do PT a governador, Antônio Gomide, jura que o ex-presidente Lula tem “respeito” por Iris.
Mas a história entre os dois não demonstra nenhum “respeito”. Lula já veio a Goiás para dar declarações chamando Iris de coronel. No final do Governo Alcides Rodrigues, ficou célebre um episódio em que, no palanque montado na Praça Cívica, Lula, ao discursar, tratou Iris como garçom e o mandou buscar uma água para ele.
Na verdade, Lula tem com Iris Rezende apenas uma relação interesseira, em termos de campanha presidencial em Goiás. Fora daí, nunca ajudou o velho cacique peemedebista.
Em 2010, até atrapalhou. Lula, provavelmente com uns goles a mais na cabeça, foi a um comício no Entorno de Brasília e, segurando nas mãos de Iris, disparou agressões pesadíssimas contra o ex-governador Marconi Perillo, que tiveram péssima repercussão – comprovada nas pesquisas.
Depois, o ex-presidente ainda fez uma aparição ao lado de Iris, no programa eleitoral do candidato do PMDB, com uma cara de tédio e deixando bem claro que não estava à vontade ao recomendar o voto no seu eventual “aliado” em Goiás.
Se isso for respeito…