Nas primeiras pesquisas realizadas após o início das eleições, o candidato a senador Ronaldo Caiado (DEM) despontou com índices elevados de intenção de voto.
No levantamento feito pelo instituto Fortiori, por exemplo, publicado no dia 20 de julho, Caiado apareceu com 35%.
Desde então, o candidato do DEM arvorou-se num discurso agressivo contra o governo do Estado e lançou mão de ataques baixos contra os seus adversários – que ele considera inimigos.
Foi uma aposta arriscada, que começa a trazer prejuízos para Caiado. A pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado mostra que ele tem 29% dos votos, ou seja: seis pontos percentuais a menos do que o índice registrado há onze dias pelo Fortiori (leia mais aqui).
A queda é indiscutível mesmo que a comparação seja feita entre levantamentos de dois institutos diferentes, e está além da margem de erro que todos os pesquisadores utilizam, entre três ou quatro pontos percentuais.
Não se assuste o leitor do blog se os jornais divulgarem, a partir deste domingo, a informação de que a coordenação da campanha de Caiado se reuniu – ou vai se reunir – para rever as estratégias de campanha.
Uma correção de rumo é altamente necessária.