Não restam dúvidas de que Iris Rezende (PMDB) é o candidato mais globalizado desta eleição para governador de Goiás.
A sua página no Facebook recebeu, em duas semanas, o número fantástico e surreal de 64.331 curtidas. Mas engana-se quem pensa que os novos fãs de Iris Rezende são goianos, ou até brasileiros.
Para assombro geral, o Facebook informa que a maioria destes internautas são de Istambul, na Turquia. O blog inclusive destacou esta informação com um círculo vermelho na imagem para o leitor mais incrédulo ateste a informação com seus próprios olhos.
O gráfico de novas curtidas nas últimas duas semanas revela dois recortes de tempo em que houve aumentos vertiginosos no número de seguidores. O blog constatou também, depois de uma rápida pesquisa pela página, que a maioria dos perfis que curtem os posts de Iris são de pessoas cujos nomes remetem àqueles países asiáticos próximos à Turquia. É Mohamed pra lá, Kaleb pra cá e Yousseff acolá.
Entre os curtidores de um único post escolhido de forma aleatória encontramos – pasmem – internautas de 42 países diferentes, entre eles Afeganistão, Rússia, Síria e Líbano.
Conclusão óbvia: para movimentar a sua página no Facebook, Iris autorizou a aquisição de novos seguidores. Em português mais claro, Iris comprou curtidas – o que é terminantemente vedado pela legislação eleitoral.
Em todo caso, se fracassar na disputa pelo governo de Goiás, Iris quem sabe possa concorrer a cargos públicos na Turquia.
Pelo menos uns bons seguidores ele tem por aquelas bandas.