sexta-feira , 20 dezembro 2024
Imprensa

“Aparato gigantesco de comunicação” do governo do PT custa quase R$ 1 bi aos cofres públicos, denuncia Estadão

(Texto do site Comunique-se)

 

Estadão revela que EBC custa quase R$ 1 bilhão aos cofres públicos

 

Escrito por Renata Cardarelli

Criada no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é maior do que muita gente pensa. Matéria publicada pelo Estadão nesse domingo, 21, mostra que a estrutura emprega mais de 3.600 profissionais e que os gastos anuais giram em torno de R$ 900 milhões. Um dos repórteres que assinou a matéria, João Domingos conta ao Comunique-se que a apuração mostra um “aparato gigantesco de comunicação”.

“Há um gigantesco sistema de comunicação público. A reportagem é importante para mostrar a existência desse aparato, um aparato pago pelo contribuinte. Todos os salários, todos os contratos devem ser divulgados para a população”, avalia Domingos, da sucursal do Grupo Estado em Brasília. Além dele, assinaram a matéria os jornalistas Wilson Tosta, da sucursal do Rio de Janeiro, e Isadora Peron, de São Paulo.

Para facilitar o processo da apuração, que revelou o orçamento da empresa de comunicação pública para 2013, as tarefas foram divididas entre os três repórteres. “A EBC foi super acessível. Tudo o que perguntei, ela respondeu. No geral, as estatais não foram acessíveis. Uma delas, que nem entrou na matéria, disse que a direção da empresa não iria responder”, revelou Domingos, sem citar nomes.

A reportagem do Estadão explicita que a estrutura de comunicação federal se divide em três eixos. “O primeiro se propõe a uma espécie de ‘BBC brasileira’, com um serviço público de informações”, composto por TV Brasil, TV Brasil Internacional, oito emissoras de rádio e Agência Brasil. O segundo envolve a NBR, que transmite todas as cerimônias da presidência. Por sua vez, o terceiro eixo é composto por assessorias de imprensa.

O sistema, contudo, tem audiência baixa, já que no ano passado, a preferência pelo canal na grande São Paulo variou de 0,06 a 0,11 ponto no Ibope. Com praticamente o mesmo número de funcionários da EBC, o SBT (3.876 empregados) tem cinco emissoras, 103 afiliadas e teve audiência média de 5 pontos, na capital paulista.

 

LEIA MAIS:

Máquina de propaganda do PT custa a bagatela de R$ 900 milhões por ano. Nós pagamos

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...