terça-feira , 26 novembro 2024
Notícias

Vitti reage às declarações de supersecretária: “É a Constituição e não a secretária que determina o duodécimo do Legislativo”

A secretária estrangeira da Economia, Cristiane Schmidt, não para de causar confusão com declarações polêmicas. Agora, comprou briga com a Assembleia Legislativa ao sugerir redução do duodécimo repassado pelo Estado, o que pode ferir a autonomia e independência do Legislativo.

O presidente da Assembleia, José Vitti (PSDB), reagiu à fala da forasteira e disse não acreditar que o tema conste da pauta do governo, até porque, segundo ele, os repasses de recursos estão abaixo do que a legislação define. “Deve estar havendo um equívoco porque duodécimo é a Constituição e não a secretária que determina”, assinalou.

Vitti afirmou que é muito difícil conseguir mudar a legislação federal sobre o assunto, ressaltando que o Legislativo de Goiás é um dos poucos do país que não têm a integralidade do duodécimo. “Há um relação de cavalheiros, mas o duodécimo é lei e a lei precisa ser cumprida”, observou.

O presidente da Assembleia esclarece que o duodécimo é a parcela do orçamento estadual que o Executivo repassa ao poderes Legislativo e Judiciário e a órgãos como o Ministério Público e os tribunais de contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM). De acordo com ele, a Assembleia sequer recebe o duodécimo que é constitucionalmente devido à Casa de Leis. “Hoje, o Tesouro Estadual paga a folha, as despesas de custeio e de verbas indenizatórias, cujos valores não correspondem ao duodécimo integral”, sublinhou.

Segundo Vitti, o correto seria o Executivo repassar o índice estabelecido no orçamento e o próprio Legislativo fazer a gestão e escolher onde usar os recursos. Ele disse que, ao contrário do que sugeriu a secretária da Economia, o governador Ronaldo Caiado manifestou a ele a intenção de corrigir essa distorção e repassar o valor integral do duodécimo a que a Assembleia Legislativa tem direito.

Artigos relacionados

Notícias

Homem morre após tomar garrafa de bebida alcoólica durante aposta em Goiás

Aposta fatal Um homem de 31 anos morreu após consumir uma garrafa...

Notícias

Ex-PM de Goiás condenado por matar adolescente Robertinho é deportado dos EUA

Deportado para o Brasil O ex-PM de Goiás, Paulo Antônio de Souza...

Notícias

Mulher é baleada e morta pelo ex-marido após uma discussão entre os dois em São Paulo

Feminicídio • Um homem é acusado de matar a ex-mulher baleada na...