sábado , 7 março 2026
Imprensa

Leis rigorosas, policiamento preventivo e educação: o sucesso do Japão na segurança pública

A tecnologia ajuda, mas, no Japão, não são os sensores e as câmeras os principais responsáveis pela segurança pública. É uma combinação bem-sucedida de leis rigorosas, policiamento preventivo, ações comunitárias e educativas que têm garantido ao país uma posição de destaque entre os lugares mais seguros do mundo.

Em 2018, os japoneses tiveram o 9º melhor Índice Global da Paz (ranking liderado pela Islândia), enquanto os brasileiros amargaram a 106ª posição, com altas taxas de criminalidade e corrupção. De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, o Japão tem 0,28 homicídios para cada 100 mil habitantes.

No Brasil, em 2017 (dado mais recente no comparativo), foram contabilizados 63.880 mortes violentas, o maior índice da história. Isso equivale a 30,8 homicídios para cada 100 mil pessoas.

Veja matéria completa da BBC Brasil

Artigos relacionados

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...

Imprensa

Topou a parada: Lula diz que bolsonarismo deve ser derrotado nas ruas

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira...

Imprensa

Guilherme Amado (Metrópoles): Bolsonaro magoado com as Forças Armadas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está magoado com as Forças Armadas por...

Imprensa

(Folha de SP) Ruy Castro: Vá pra casa Bolsonaro. Ou pro raio que o parta

Em seu artigo de hoje, quinta-feira (3), o imortal da Academia Brasileira...