sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesGoiásImprensa

Professor doutor Joãomar Carvalho diz, em entrevista, que “oposição dividida amplia chances de Marconi”

Leia entrevista do professor doutor em Jornalismo da PUC Joãomar Carvalho sobre o quadro sucessório em Goiás

“Oposição dividida amplia chances de Marconi”

Sáb, 05 de Abril de 2014 14:30
Da Redação

A indefinição dentro do PMDB e o lançamento da pré-candidatura de Antônio Gomide pelo PT geraram muitas análises e discussões nos últimos dias no âmbito político estadual e federal. Experimentado e atento aos acontecimentos Joãomar Carvalho, professor doutor de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), concedeu entrevista por telefone à Tribuna do Planalto analisando o panorama que se desenha nas eleições deste ano em Goiás. Ele explica que sempre defendeu que a oposição dividida em Goiás se enfraquece. Mais que isso: possibilita terreno para que Marconi Perillo cresça na campanha deste ano, pois é provável que os seus adversários tenderão a se atacar mutuamente, já que cada um buscará espaço para disputar um possível segundo turno. Joãomar acredita também que tanto PT quanto PMDB perdem muito com um possível final de aliança que foi construído há mais de oito anos. “Iris levantou o PT em Goiás e, desde então, PMDB e PT se fortaleceram com essa união.” Confira, nesta breve entrevista, a análise do professor da PUC.

Tribuna do Planalto – PMDB e PT divididos beneficiam uma possível candidatura de Marconi Perillo?
Joãomar Carvalho – Defendo esse ponto de vista há muito tempo. Com a oposição dividida desta forma, Marconi amplia muito as chances de reeleição. Isso por que PT e PMDB e até PSB lutarão entre si para verem quem poderia ir ao segundo turno contra o governador, ao invés de focarem suas forças sobre ele.

Você ainda acredita na união dentro do PMDB e na união entre PT e PMDB?
Iris tentou segurar os dois partidos (PMDB e PT) por muito tempo. Seria importante segurar os ânimos nesse momento para avaliar a realidade de Marconi, como está a preparação do governador, avaliá-lo e, assim, saber a melhor hora de agir, mas Friboi chegou atropelando Iris no PMDB. Ele chegou respaldado pelo vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, o Michel Temer. Não creio que o PMDB possa se unir hoje, pois Júnior não desistirá da disputa de forma alguma.

PMDB e PT perdem com um possível final de aliança?
Iris levantou o PT em Goiás. O partido estava mal das pernas, sem participar das decisões políticas mais importantes desde que Pedro Wilson havia deixado a Prefeitura de Goiânia. PMDB e PT se fortaleceram juntos, quase bateram Marconi em 2010 e mantiveram o controle de Goiânia, Aparecida e Anápolis. Então, é claro que os dois partidos perdem com a divisão. O PMDB perde um grande aliado e o PT perde a expressão que vinha conseguindo no âmbito estadual.

Você acredita que Iris ainda poderá disputar o governo?
Iris havia se calado mais uma vez, mas agora lançou sua pré-candidatura. Ele tentou, mas não conseguiu conversar com Friboi. Não houve e não há diálogo entre as duas alas. Por isso, ele tomou tal decisão. Agora é aguardar para ver o que ocorrerá nos próximos dias.

A possibilidade de união entre PT e PMDB em um possível segundo turno é sempre ventilada dentre os pares das duas legendas como uma prova de que os dois partidos ainda seguirão juntos. É mesmo possível essa união no segundo turno?
Gomide, sendo o candidato do PT, e Friboi, o escolhido pelo PMDB, fará com que a relação entre os partidos fique atritada, certamente. Na eleição cada um deles lutará por espaço contra o outro e isso pode refletir no segundo turno. Isso se Marconi não ganhar já no primeiro turno. PMDB, PT e PSB se atacando ao buscar a segunda colocação, abre espaço para crescimento de Marconi. Com Iris possivelmente não haveria tanto atrito.

Júnior do Friboi conseguirá se fortalecer em sua campanha?
Friboi não é um político tradicional, que pondera suas palavras. Toda entrevista sua gera uma crise que precisa ser contornada. Mas, de fato, tem muita força no interior de Goiás, não em relação ao seu conhecimento ou carisma, mas sim pelo fato de ter apoiado muitos prefeitos em eleições anteriores. Além disso, não esconde de ninguém que está disposto a gastar muito na campanha. E tem dinheiro para isso.

Politicamente, Marconi Perillo conseguirá reerguer sua imagem e popularidade?
Marconi perdeu muito espaço desde 2012 e vem trabalhando noite e dia para recuperar sua imagem política. A oposição, ao invés de convergir e se unir para não permitir essa reação, se divide e, com isso, o auxilia. Ele vem trabalhando no interior, mas seu foco está em Goiânia e região metropolitana aonde vem realizando obras. Ele é um político forte e está se recuperando.

Marconi tem trabalhando arduamente para recompor sua imagem junto ao eleitor. Ele acredita que erra aquele que pensa que o governador está enfraquecido. “É um nome forte, uma máquina para o trabalho e que sempre corre atrás do que busca com afinco. Não é a toa que está há 16 anos no poder e busca mais quatro anos. Eu sempre disse que mesmo em 2012, quando da Operação Monte Carlo, muitos diziam que ele estava morto, que qualquer um o venceria em 2014. Eu não acreditava naquilo. O resultado está aí. Hoje ele está na frente em boa parte das pesquisas e chega mais uma vez como favorito.”
Por fim, Aidar considerou precipitada a decisão do PMDB em lançar a pré-candidatura do empresário Júnior do Friboi tão cedo. A decisão ocorreu em dezembro passado. “Creio que houve uma precipitação por parte do PMDB em lançar a pré-candidatura de Júnior Friboi tão cedo. Com isso, ele virou alvo. Não havia necessidade. Em nosso caso houve necessidade de lançamento agora, pois Gomide tem que deixar a prefeitura de Anápolis”, justificou-se.