sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesGoiás

“Propostas” de Vanderlan são elaboradas por Braga, que é marqueteiro e não técnico em planejamento. Dá pra levar a sério?

O empresário Vanderlan Cardoso, pré-candidato a governador pelo PSB, entregou a elaboração das suas “propostas” de Governo ao ex-secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, que também é o seu marqueteiro.

A situação é inédita na história das eleições no Brasil: um marqueteiro elaborando também o planejamento de um candidato.

Parece mentira, mas… é verdade.

Braga, como se sabe, não tem nenhuma formação na área de planejamento. Aliás, sequer tem curso superior. Ele é apenas mais um especialista em fluxo de caixa, tendo trabalhado com recuperação de empresas e operações de factoring (desconto de cheques de empresas). No Governo Alcides Rodrigues, de cuja campanha também foi o marqueteiro, virou secretário da Fazenda e mandou e desmandou em toda a administração. Se Alcides é tido como o pior governador de todos os tempos, em Goiás, grande parte da culpa é de Braga.

Apenas para que se tenha uma ideia, leitor amigo: qual é a obra, a realização ou qualquer outra coisa que a dupla Alcides-Braga, ao passar pelo Governo, legou para Goiás?

A resposta é: nenhuma. Alcides ficou quase cinco anos como governador e ninguém é capaz de citar uma única característica marcante ou algo de bom que tenha ficado do Governo que ele dividiu com Braga.

As primeiras “propostas” anunciadas por Vanderlan – que não obtiveram repercussão na imprensa – parecem coincidir com o estilo Braga de “governar”. Não há novidades, só a renomeação de estruturas que já existem, como a polícia, que passaria marquetologicamente a se chamar “força estadual de segurança”, caso Vanderlan seja eleito governador. Os “projetos” do milionário de Senador Canedo também não implicam em qualquer tipo de despesa, baseando-se apenas na promessa de uma “gestão” diferente dos recursos que já existem. As propostas revelam uma visão chocha, miúda e sem criatividade do papel do Governo de um Estado, a mesma que levou a gestão de Alcides para o fundo do buraco.

Não empolga e não funciona.