sexta-feira , 26 abril 2024
EleiçõesGoiás

Professor Pedro Pietrafesa diz a Fabiana Pulcineli que possibilidade de Marconi vencer no 1º turno é “considerável” e que os 20% de nulos e indecisos favorecem o tucano

Em entrevista à rádio CBN Goiânia, o professor Pedro Araújo Pietrafesa, cientista político da Universidade Federal de Goiás, disse que a possibilidade de vitória do governador Marconi Perillo no 1º turno, apontada na última pesquisa do instituto Serpes, publicada por O Popular, é hoje “considerável”.

Pietrafesa parte da constatação de que o candidato do PMDB, Iris Rezende, está decrescendo nas pesquisas. Enquanto isso, Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide oscilam ora para mais um pouco ora para menos um pouco e também não evidenciam por enquanto, força para barrar a ascensão do governador – que, como o Serpes mostrou, segue crescendo e já ultrapassou a linha dos 50% dos votos válidos, necessária para liquidar a eleição no 1º turno.

A tese da jornalista Fabiana Pulcineli, que participou da entrevista, exposta nesta segunda em sua coluna em O Popular, apontando a soma do número de indecisos e nulos, na pesquisa Serpes, em torno de 20%, como prova de que o eleitor não está interessado na eleição e que isso pode influir no resultado final, foi rebatida pelo professor.

Para Pietrafesa , o índice de 20% de indecisos e nulos é histórico, isto é, vem se repetindo ao longo das últimas eleições, inclusive em Goiânia, em 2012, quando foi eleito o prefeito Paulo Garcia. O cientista político disse a Fabiana Pulcineli que essa taxa de indecisos e nulos favorece o governador Marconi Perillo e não a oposição – e pode também ser decisiva para liquidar a eleição no 1º turno.