quinta-feira , 25 abril 2024
Nacional

Planilhas sugerem pacto firmado entre ex-diretor da Petrobrás e grupo JBS-Friboi

Captura de Tela 2015-01-06 às 17.23.43
Documento detalha o suposto contrato da J&F com o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa

O jornal Estado de S. Paulo informa, nesta terça-feira, que a Polícia Federal encontrou uma planilha no computador do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa que sugere que ele prestou uma série de serviços de consultoria para o grupo J&F, controlador do frigorífico Friboi.

Costa já confessou à Justiça que as consultorias eram usadas para recebimento de dinheiro não declarado e de propina para pagamento de empreiteiras e de políticos – ora investigados pela Operação Lava Jato. As confissões foram feitas sob promessa do poder Judiciário de reduzir a pena de reclusão do ex-diretor.

A Polícia também encontrou anotações na agenda de Paulo Roberto Costa que explicam como os valores supostamente recebidos do J&F seriam divididos entre os beneficiários do esquema de corrupção. Nesta indicação da partilha, há a sugestão de que parte do dinheiro seria devolvida ao controlador da Friboi – que nega ter fechado contrato ou desembolsado qualquer valor.

A PF já sabia que Paulo Roberto Costa procurou a J&F em 2012 para supostamente convencer o grupo a comprar a Astromarítima, uma empresa que aluga embarcações para Petrobras explorar petróleo no mar. Em abril de 2014, quando a informação veio à tona, a J&F garantiu que o negócio não prosperou.

Artigos relacionados