sexta-feira , 26 abril 2024
GoiásNacional

Caiado começa a coletar assinaturas para a CPI do BNDES e principal alvo dele é o grupo JBS Friboi

O senador Ronaldo Caiado está a mil por hora para montar uma CPI no Congresso que seja capaz de fazer uma devassa no BNDES. Nos últimos anos, durante os governo de Lula e Dilma, o banco público se notabilizou por conceder empréstimos vultosos para grandes corporações privadas.

Um dos que mais captaram dinheiro do BNDES foi o grupo JBS Friboi, da família do empresário Júnior Friboi. A expansão internacional da empresa só foi possível graças aos empréstimos generosos do BNDES, muitos deles colocados sob suspeita pela oposição.

Caiado vai em cima disso. Quer averiguar cada empréstimo.

Veja o depoimento de Caiado em suas redes sociais:

Comecei a coletar assinaturas para a CPI do BNDES no Senado e para a CPI Mista para investigar empréstimos suspeitos concedidos pelo banco. Lamentavelmente, o BNDES deixou de ser um banco de fomento econômico e social para ser financiador dos amigos do rei. Vejam o caso do JBS Friboi, que já denunciei várias vezes. O banco público concedeu mais de R$ 8 bilhões ao grupo que, não coincidentemente, foi o maior doador da campanha à reeleição de Dilma Rousseff. Empréstimo que quando confrontado pelo TCU recebeu a resposta do BNDES de que as transações são sigilosas. Ora, quando há investimentos públicos o mínimo que se espera é transparência. Outro caso escandaloso foram os repasses a países, como Cuba, Equador e Venezuela. Para o porto de Mariel, na ilha dos irmãos Castro, o BNDES desembolsou R$ 1 bilhão. Mais uma vez, operação classificada como sigilosa. É absurdo o volume de recursos do Tesouro destinado ao BNDES, que tem financiado esse tipo operação suspeita, sem prestação de contas. De 2006 a 2014, o endividamento do BNDES com o Tesouro cresceu 4.800%. Como podem ver, há indícios mais que suficientes para uma CPI. A oposição que não dá trégua não vai se omitir diante do uso de órgãos públicos em nome de um projeto de poder.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...