sexta-feira , 26 abril 2024
GoiásImprensa

Deu no DM: defesa de Adib Elias no caso da diplomação é acusada de atuar de forma irregular

Veja matéria do Diário da Manhã:

O caso da diplomação do deputado estadual Adib Elias (PMDB) ganha novo capítulo e esquenta a política na Câmara Municipal de Catalão. A atual Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Juarez Rodovalho (DEM), afirma que o ex-procurador-geral da Câmara Leonardo Oliveira Rocha falsificou papéis da Casa e atuou de forma irregular para interferir no processo que julga a rejeição das contas de Adib enquanto prefeito de Catalão.

Quando o vereador Deusmar Barbosa (PMDB), aliado de Adib, era presidente da Câmara, o Poder Legislativo municipal conseguiu anular na Justiça a rejeição do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) as contas de Adib e assim fez valer a primazia da Câmara para julgar os balancetes do ex-prefeito, que foram aprovados pela Casa.

A decisão fez com que Adib Elias fosse diplomado e tomasse posse como deputado estadual este ano. A nova Mesa Diretora entrou com pedido de arquivamento da ação da Câmara contra o TCM e acabou conseguindo êxito. Assim, a liminar que serviu para diplomar Adib caiu e o ex-prefeito passa a ter seu cargo de deputado ameaçado.

Diante desse revés, a atual procuradora da Câmara Municipal de Catalão, Elke Baêta, afirma que o antigo procurador da Casa usou o timbre oficial da Câmara, mesmo estando fora do cargo, para pedir à Justiça a colocação de Adib como “assistente litisconsorcial”, o que lhe coloca como parte do processo e amplia seus direitos de defesa.

Leonardo Oliveira Rocha ainda pede à juíza do caso que ela atue junto à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) para punir a atual procuradora devido à desistência da ação proposta pela antiga presidência da Câmara de Catalão.

A procuradora Elke Baêta e a atual presidência da Casa contestam as ações de Leonardo e questionam o fato de ele atuar no processo usando o nome da Câmara mesmo estando exonerado da função de procurador.