sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Olavo Noleto: “A política de Goiás é medíocre, mas o discurso de Marconi ao receber Dilma deu um exemplo de grandeza para todos”

Em entrevista ao Jornal Opção, neste domingo, o subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, que retornou ao seu gabinete no Palácio do Planalto, afirma que o discurso do governador Marconi Perillo, há poucos dias, ao receber a presidente Dilma Rousseff, foi uma demonstração de “grandeza” que comprovou que Marconi “hoje é um político nacional”.

Para Noleto, “a política daqui é medíocre”, ou seja, “é um detonando o outro”,mas Marconi, ao tratar a presidente com respeito e agradecer pelo forte apoio que ela tem dado a Goiás, “teve um gesto nobre, leal, de grandeza”.

Veja o trecho da entrevista do Jornal Opção em que Olavo Noleto avalia a fala deMarconi:

Cezar Santos — Como o sr. avaliou as palavras que o governador Marconi Perillo dirigiu à presidente Dilma Rousseff em Goiânia, há dias atrás? O objetivo foi apenas administrativo ou vai além?

Primeiro, o governador mostrou ao Brasil e ao seu partido que ele é um ator político nacional, que ele não é comandado. Mostrou que ele tem de estar na mesa de comando de seu partido, em seu campo político. Foi uma demonstração de autonomia do governador.

Em segundo lugar, foi um gesto que deve servir de exemplo.O que aconteceu na solenidade de lançamento do BRT [transporte rápido de ônibus, com sigla em inglês] em Goiânia, não foi um jogo combinado na hora, foi o resultado de uma história, de um trabalho e de um reconhecimento.

O governador foi tratado pelo governo federal da maneira com que eu sempre disse aqui, nesta mesa, que tratamos todos os governadores, inclusive os de oposição, com o respeito e com a lealdade que os governantes brasileiros têm de ser tratados.

O que houve naquele dia foi o reconhecimento desse trato. A presidente Dilma sempre o tratou com muito respeito e com muita lealdade; ela, como presidente da Repú­blica, e ele, como governador. Ele, num gesto de grandeza e de autonomia, reconheceu isso.

Fico feliz, porque sempre bati nessa tecla em Goiás: de que a política aqui é medíocre e nós precisamos fazer as coisas com mais grandeza. Articulação política não é a que detona o outro, mas sim a que constrói pontes. Diferenças ideológicas e de projetos eleitorais existem mesmo, fazem parte do jogo democrático em qualquer lugar do mundo. Mas respeito e tratamento leal não podem ser vistos como demagogia, isso está errado.

Trato leal e respeito são obrigações dos governantes. Então, quando alguém faz isso, todo o mundo estranha. Para mim, foi um gesto nobre, leal, de grandeza, à altura do que Marconi recebeu o tempo todo. Eu tive a oportunidade de ser um dos interlocutores de Goiás no governo federal. Para mim não foi surpresa: o governador falou o que ele sempre disse na minha frente ou nos espaços públicos em que ele frequentou. Não foi um ato inusitado.