sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Artigo de Signates em revista da UFG diz que as redes sociais estão esvaziando o jornalismo: “As fontes dão a notícia direto para o público”

Um artigo do professor Luiz Signates, da UFG e da PUC, publicado em uma revista da Faculdade de Comunicação, enxerga uma ameaça ao jornalismo: hoje, diz o professor, as fontes preferem dar a notícia diretamente para o público, valendo-se das redes sociais.

Signates cita vários exemplos,entre eles um de maior importância: ele afirma que esse processo vem de longe e lembra que, em 2010, o governador Marconi Perillo, então senador, anunciou a sua decisão de se candidatar novamente a governador através de um post no Twitter.

O presidente norte-americano Barack Obama, que por sinal acabou de abrir uma conta pessoal no Twitter (a anterior era operada pela sua equipe), também é citado elo professor Luiz Signates, pela constante utilização das redes sociais para divulgar notícias.

“Fatos como esses se multiplicam, denunciando uma das mais impactantes tendências do jornalismo na atualidade: a assunção da produção da notícia e, especialmente do furo jornalístico, pelas próprias fontes, com o uso da internet, sobretudo das redes sociais”, escreve o mestre em Comunicação.

Para ele, o que está ocorrendo “não é uma mera alteração na prática da circulação da notícia em face das novas tecnologias, e sim um sintoma específico e algo muito mais sério e profundo: o deslocamento do lugar social do jornalismo e, por conseguinte, do jornalismo profissional nas sociedades contemporâneas”.

[vejatambem artigos=” 45038,45374,45324,45050… “]