sexta-feira , 26 abril 2024
GoiásImprensa

Mais Afonso Lopes: críticas da oposição à segurança são “toscas” e se resumem a comemorar assassinatos e crimes que, logo em seguida, são resolvidos pelo governo

Em uma avaliação publicada no seu blog pessoal, o renomado comentarista político Afonso Lopes é duro ao cobrar da oposição goiana uma ação política mais efetiva.

“No geral, os temas levantados pelos opositores do governador Marconi Perillo são embalados toscamente no que se refere ao embasamento”, escreve o jornalista, citando, como exemplo, as críticas superficiais e equivocadas que são feitas para a política de segurança do governo do Estado:

“O tema da violência é exemplo desse formato. Qualquer crime, e eles são realmente absurdamente frequentes, viram ‘tochas’ incendiárias nas mãos oposicionistas. Mas o resultado não é nenhum incêndio. Ao contrário, frequentemente costuma virar palito de fósforo gasto, quando não se reverte em benefício da imagem positiva do próprio governo. A oposição arma o circo e tal, e no dia seguinte as forças policiais apresentam os criminosos. Além disso, os brasileiros de Goiás não estão isolados, e sabem muito bem que a violência por aqui é tão grande quanto em todos os demais Estados. Talvez possa ser até pior em algumas estatísticas, mas é idêntica no fator mais direta e imediatamente afeto à população, que é a sensação de segurança. Cariocas, paulistas, gaúchos, catarinenses, mineiros e goianos, assim como todos os demais, sentem idêntica insegurança”, detalha Afonso Lopes.

Segundo a análise, “falta credibilidade à oposição, que teria a obrigação de estruturar um conjunto crítico realmente pertinente e minimamente moderno do ponto de vista da forma de comunicar”. Mas não é o que acontece. “A oposição parece que se utiliza de português arcaico para tentar se fazer entender com a população antenada e conectada deste século”, arremata ele.