sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Vanderlei Bagnato, da Agência USP de Inovação, diz que Goiás é modelo para o Brasil: “A Universidade de São Paulo está aqui porque acredita no que o governador Marconi está fazendo”

Na solenidade em que o governador Marconi Perillo anunciou medidas para ampliar a abrangência de atuação do Programa de Inovação e Tecnologia de Goiás (Inova Goiás), por meio do Programa de Apoio aos Ambientes de Inovação, chamou a atenção o discurso do professor-doutor Vanderlei Bagnato, presidente da Agência USP de Inovação.

Bagnato afirmou que a Universidade de São Paulo decidiu integrar o Inova Goiás por acreditar no planejamento e nas ações que já foram implantadas poelo programa.

“A Universidade de São Paulo não está prestando um serviço ao Estado de Goiás. Estamos aqui porque acreditamos no que está sendo feito”, declarou. “Porque aqui nós estamos sentindo que estamos arando a terra, colocando a semente, para depois colher”, projetou. Ao que o governador replicou: “Agradeço muito ao professor Vanderlei pelo patriotismo em levar a USP para o interior do Brasil”.

Bagnato declarou que o modelo de fomento à inovação implantado pelo governo de Goiás “é referência para o País”. Ele contou ter sido convidado pelo Governo Federal para implementar um programa nos mesmos moldes na região do Matopibai (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “O Governo de Goiás, mesmo sem saber, está emprestando suas ideias”, revelou.

No evento, Vanderlei Bagnato assinou com o governador Marconi Perillo o termo de cooperação entre o governo de Goiás e a Universidade de São Paulo, que disponibilizará 10 pesquisadores, sem custos para o Estado, para monitorar e acompanhar o Inova Goiás, entre outras ações de apoio ao programa.