sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Com o fim da Era Ana Carla na Sefaz, governo deve retomar o pagamento do funcionalismo dentro do mês trabalhado e encerrar o questionamento aos incentivos fiscais

As principais medidas da ex-secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, estão passando por um desmanche e deverão se constituir apenas em uma amarga lembrança daqui a pouco tempo.

Primeiro, foi cancelada a antecipação do IPVA, adotada pela ex-titular da Sefaz para os 3 primeiros meses do ano, com o objetivo de reforçar o caixa do Estado. A partir deste ano, conforme anunciou o governador Marconi Perillo, o imposto volta a ser recolhido de janeiro a setembro, com um final de placa vencendo a cada mês.

O questionamento dos incentivos fiscais, que foi uma constante da gestão de Ana Carla e desagradou profundamente ao empresariado estadual, também está encerrado. É possível até que, nas próximas semanas, venha a ser lançado um plano de incentivo ao crescimento da economia goiana, com a adoção, inclusive, de novos benefícios tributários localizados para estimular setores empresariais de ponta.

Por fim, a cereja do bolo: o pagamento do funcionalismo dentro do mês trabalhado, marca relevante dos governos Marconi, suspenso pela ex-secretária – que parcelou a liberação da folha de pessoal até o dia 10 do mês seguinte, deverá chegar ao fim, voltando a quitação dos vencimentos dos servidores ao sistema antigo, ou seja, dentro do mês trabalhado. Essa decisão pode ser anunciada a qualquer momento pelo governador Marconi Perillo.