quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Helvécio Cardoso: em Goiás, “PMDB é partido sem projeto, sem vida inteligente desde há muito, nunca vai voltar ao poder e caminha para desaparecer na poeira dos tempos”

“O PMDB goiano nunca mais vai voltar ao poder em nível regional. Na verdade, vai acabar sumindo na poeira dos tempos. Como todo partido que alcança seus objetivos históricos – e o PMDB goiano já alcançou os seus –, a tendência é perder a razão de ser, como diria Gramsci. O marconismo vai ser apeado do poder, um dia, posto que nada é eterno. Mas a alternativa ao marconismo sairá de dentro do próprio marconismo, na forma de uma dissidência ou de uma heterodoxia. Ou então de um setor não peemedebista da oposição”.
A análise, precisa e inteligente, é do polêmico Helvécio Cardoso, um dos articulistas da imprensa estadual que mais lê e acumula erudição, em novo texto publicado no Diário da Manhã. Ele acrescenta, contundente, que “no PMDB goiano, há tempos, não existe vida inteligente”. E explica: “O partido já não tem programa, não se pauta por princípios, não possui uma agenda e não tem um discurso racional de oposição, limitando-se hoje a discutir em torno de nomes para lançar na campanha de 2018”.

Helvécio Cardoso encerra: “É claro que a população está sempre aberta a novas alternativas, como estará em 2018. O grande desafio será construir esta alternativa. Mas o PMDB nunca soube e jamais aprenderá a construí-la. Mais fácil comprar de algum marqueteiro um pacote de frases feitas e de slogans bobocas para usar na campanha”.