sexta-feira , 26 abril 2024
Goiânia

Jornal Opção: inabilidade de Samuel Almeida “mina” força de Iris na Câmara Municipal

Tal qual um elefante em loja de cristais, o secretário municipal de Governo, Samuel Almeida, contribui de forma decisiva para minar a força que o prefeito Iris Rezende (PMDB) tem – ou tinha – na Câmara Municipal. O mais grave episódio foi ter dito ao vereador Kleybe Morais (PSDC) que “só tem burro” na Câmara. Nota do jornal Opção diz que, em seus três mandatos como prefeito, Iris nunca foi questionado por vereadores como está sendo agora.

Confira a nota:

A crise entre a prefeitura e a Câmara Municipal de Goiânia abriu rusgas insuperáveis entre alguns vereadores e Iris Rezen­de (PMDB). Acostumado a mandar sem ser questionado, o prefeito teve um desempenho decepcionante no primeiro semestre de 2017, o que desanimou aliados e os fez questionar a capacidade do decano de resolver os problemas modernos da capital. Não bastassem as diversas crises, o responsável por manter a interlocução com o Legislativo, Samuel Al­meida (secretário de Go­ver­no), criou confusão com praticamente todos os parlamentares e chegou até a dizer que “só tem burro” na Câmara.

A expectativa, com isso, é que, apesar de estar com a faca e o queijo na mão, Iris terá uma maioria apertada na Casa de Leis. É fato que há uma tendência de que a base cresça (e apareça) neste semestre, mas isso não garante que o apoio será irrestrito. Parlamentares disseram ao Jornal Opção que o Paço conta com algo em torno de 19 e 20 vereadores (dos 35). No entanto, todos concordam que essa maioria é flutuante: está mais interessada em apoiar projetos do que a gestão. “Não esperem discursos aguerridos em defesa do prefeito”, avisa um aliado.

Vereadores são unânimes ao dizer que o prefeito tem dois caminhos se quiser manter maioria na Câmara: ou “adestra” o secretário Samuel Almeida ou corta-lhe a cabeça. Os vereadores não mais tolerarão que o auxiliar chame parlamentares de “burros” e sugira que pode comprá-los. Até porque se tentar cooptar o ex-presidente Clécio Alves (PMDB), levará — nas palavras do próprio — “um murro no meio do nariz”.

O fato é que se fizessem uma pesquisa de opinião na Câmara Municipal de Goiânia, descobririam que o índice de reprovação de Samuel Almeida supera o do presidente Michel Temer (PMDB). No Legislativo goianiense, o auxiliar de Iris Rezende é campeão de reclamações. Oseias Varão (PSB) é o único defensor de Samuel na Câmara, pois é bancado por este para líder do Governo.

Um vereador disse ao Jornal Opção que, mesmo em guerra com a Câmara, Samuel Almeida permanece na Secre­taria Muni­cipal de Governo porque tem apoio de igrejas evangélicas. Ele é pastor da Assembleia de Deus Ministério Fama, filho do bispo Abigail Carlos de Almeida.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...