sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Capitalistas brincando de fazer socialismo não pode dar certo em lugar algum

Um capitalista brincando de fazer socialismo não pode dar certo em lugar nenhum. Por motivo simples: socialismo é uma ideologia séria, fundada em princípios e fundamentos. Mas Goiás pode viver a experiência de enterrar de vez a sigla histórica.

A filiação de Vanderlan Cardoso, empresário proprietário da Micos e ex-prefeito de Senador Canedo, no PSB, é a novidade do socialismo brasileiro. Vanderlan começou sua carreira política no PR, sigla diametralmente oposta aos princípios socialistas, formada por netos das oligarquias, ex-integrantes da Arena (sigla que apoiou o Golpe de 1964), novos conservadores e gestores corruptos. É, portanto, o lobo cuidando do cordeiro.

O PSB goiano, nos últimos meses, estava nas mãos do empresário Junior Friboi e o sem profissão Barbosa Neto – ex-deputado federal que entregou a sigla para o atual baronato goiano.

Ser a legenda base de Friboi já era uma grande distorção dos princípios históricos do PSB, aprimorado na década de 1960 pelo ex-governador Miguel Arraes – avô de Eduardo Campos.

Agora a sigla solidifica esta ideia e passa também por cima do legado de Arraes, que sempre tentou aproximar o partido mais do grupo de trabalhadores e ligas camponesas do que dos empresários. O PSB goiano inova a reboque do baronato empresarial de Goiás.

Vanderlan Cardoso ou mesmo Friboi representam absolutamente o inverso do que prega o histórico estatuto do partido de Eduardo Campos. É de admirar, inclusive, a concessão de Campos para que o empresário goiano esteja à frente agora da legenda. Só pode ter a ver com o fato dele lançar em Pernambuco as bases de um investimento de 20 milhões de reais. Não teria outro motivo.

 

LEIA MAIS:

Acredite: Vassil compara projeto eleitoral de Caiado e Vanderlan ao de Obama

Vanderlan era Dilma, agora é oposição a ela. É o samba do crioulo doido na política

Friboi se humilha, ajoelha e pede “bença” a Iris para entrar no PMDB em Goiás

De olho no dinheiro de Friboi, deputados mandam ele começar a campanha logo

Caiado e Vanderlan dão rasteira em Friboi e jogam empresário aos leões famintos do PMDB de Iris

Por essa ninguém esperava: dinheiro de Júnior Friboi não comprou Iris Rezende

“Socialista” é acionista de empresa que pratica o capitalismo selvagem, diz jornal