segunda-feira , 23 dezembro 2024
Goiás

Não é piada: UDR e MST juntos em Goiás, na jogada surreal de Caiado e Vanderlan

A população brasileira terá oportunidade de acompanhar um dos movimentos políticos mais delicados da história brasileira: em Goiás, os trabalhadores rurais sem terras podem se aliar aos latifundiários. Sim, você leu bem: MST e União Democrática Ruralista (UDR) se aproximam com a união cada vez mais anunciada de Vanderlan Cardoso (futuro PSB) e Democratas de Ronaldo Caiado.

Os dois políticos tentam entabular uma nova via política em Goiás que, do ponto de vista científico, é sem pé nem cabeça e só pode ser fruto de mentes anti-ideológicas e surrealistas. Vanderlan (empresário) é um corpo estranho no socialismo. Caiado, seu aliado, nem se fala. E o socialismo é totalmente distante da pragmática latifundiária. Em último caso, não existe explicação plausível para unir estes dois grupos antagônicos.

Por ironia do destino, um dos maiores pensadores contrários a concentração de terras no Brail, João Pedro Stédile, arqui-inimigo de Ronaldo Caiado, tem um irmão no PSB, o ex-líder metalúrgico e deputado federal José Luiz Stédile, do Rio Grande do Sul.

A pergunta que fica é: Ronaldo Caiado, Vanderlan e Stédile atuarão ou nos projetos que tratam dos interesses dos camponeses, hoje chamados de sem-terras? Quando e como?

E mais: o que Vanderlan mudou em seu modo de pensar nos últimos anos. Afinal, era do PR, depois PMDB e agora quer ser PSB. Que ebulição ideológica teria ocorrido em tão pouco tempo dentro do empresário, lulista, dilmista, peemedebista, socialista, campista e agora caiadista?

O surreal se plasma em nossa realidade, sendo mais um exemplo de que os partidos ideológicos e mesmo os grupos políticos são menos comprometidos com a coerência do que se imagina. Nem é preciso cavar muiro para achar a caveira. Ela sequer foi enterrada.

 

LEIA MAIS:

Capitalistas brincando de fazer socialismo não pode dar certo em lugar algum

Caiado, em vez de fortalecer o DEM, ajuda o PSB a crescer em Goiás. Quem entende?

Udeno-socialismo ou social-caiadismo, uma nova corrente ideológica em Goiás

Caiado vai apoiar Eduardo Campos. Miguel Arraes está se revirando no túmulo

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...