sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Lissauer recebe comandante da PM e reforça compromisso de parceria com a corporação

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), recebeu na manhã desta quarta-feira, 8, o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), coronel Renato Brum. Acompanharam a reunião também o comandante da Assistência Militar da Alego, coronel Ricardo Rocha, o subchefe da Assistência Militar da Assembleia Legislativa de Goiás, major Ribeiro, e o major Brayan.

O encontro foi uma iniciativa de Lissauer Vieira,  com o objetivo de tratar assuntos de interesse da Corporação, reforçando o compromisso de diálogo e transparência na tramitação de projetos de lei que chegam à Alego.

“É importante este tipo de encontro porque é aqui que decidimos sobre as propostas de lei do Executivo e de parlamentares. E é através do diálogo que podemos entender se uma proposta beneficia ou prejudica uma classe ou até mesmo a população como um todo”, disse Lissauer Vieira.

O presidente destacou que junto com o comando da PM-GO será possível monitorar os projetos que já estão em tramitação e discutir cada um deles dentro de sua legalidade. “Dentre os mais de 40 projetos ligados à área da Polícia Militar que já tramitam aqui, é certo que haverá sempre aquele que gera um maior debate e cuidado e, por isso, estamos abertos a ouvir todas as partes envolvidas na busca de um entendimento que possa atender os interesses da sociedade e ao mesmo tempo alinhando os objetivos do Governo e da corporação”, explicou.

Dentre os assuntos tratados destacam-se a PEC 5605/18, que acrescenta o inciso VI, ao artigo nº 122 da Constituição do Estado de Goiás determinando que o Comandante-Geral da Polícia Militar, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Órgãos componentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e o Diretor-Geral da Polícia Civil serão nomeados pelo Governador mediante listas tríplices elaboradas pelas respectivas corporações.

A reunião também serviu para entender as demandas da corporação nas quais a Alego pode colaborar. Neste aspecto, o presidente Lissauer, mediante manifestação do comandante Renato Brum, por aumento de efetivo, oportunamente apresentou um estudo técnico, elaborado pela comissão que representa os aprovados no concurso da PM-GO em 2012, de impacto financeiro da convocação.

“Todos sabemos que o Estado passa por uma crise econômica, mas sabemos também que é preciso aumentar o efetivo policial. Segurança Pública é uma das prioridades de qualquer governo e, diante da existência deste cadastro reserva, a convocação dos concursados seria uma forma mais rápida de poder atender a demanda da PM bem como a expectativa dos já aprovados”, destacou o presidente Lissauer Vieira.

Na reunião ficou pré-agendado um encontro, com data ainda a ser definida, na qual a comissão dos aprovados se reunirá com o comandante-geral Renato Brum e a presença da Alego para, pessoalmente, apresentarem as suas considerações.