terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Anápolis: em entrevista coletiva, prefeito Roberto Naves presta contas das ações na Saúde. Veja vídeo

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, prestou contas à população de atividades que estão sendo desenvolvidas na cidade para melhorar o atendimento nos hospitais, postos de saúde e unidades de pronto atendimento.

“Isso é só uma das etapas. Aproveitamos o evento de hoje e divulgamos uma próxima parceria com Maternidade Doutor Adalberto no lançamento, nos próximos meses, de um novo Hospital Maternidade no município de Anápolis”, anunciou o prefeito, segundo a rádio Sagres730.

O posto de coleta atenderá a região central de Anápolis e servirá como apoio ao Banco de Leite municipal, que ganhou uma sede própria em dezembro de 2018.  A idéia é facilitar e estimular a doação de leite materno para crianças que estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e para aquelas que as mães não conseguiram produzir a quantidade razoável para uma amamentação adequada.

Esta será a terceira unidade do Banco de Leite em Anápolis, a outra já funciona na Santa Casa de Misericórdia.

BANCO DE LEITE

A nova estrutura passa a atender a comunidade com capacidade de coleta de 100 litros de leite humano, além de centro de vacinação, realização de teste de pezinho e olhinho.

O leite recebido no posto de coleta da maternidade será levado para o Banco de Leite Humano municipal para a pasteurização. Depois disso ele será redistribuído e voltará para a maternidade para atender os bebês que precisarem do alimento. Em Anápolis não há falta de leite materno, mas ainda assim é preciso incentivar o aleitamento materno.

O Posto de Coleta de leite funcionará de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h.

CAIS

O Ministério da Saúde, publicou nesta semana, portaria que prevê que os municípios que quiserem aumentar o horário de atendimento de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão receber mais auxílios do Governo Federal. A intenção do ministério é atender a grande demanda de pessoas que utilizam as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências de hospitais, que precisam se dedicar em atendimentos mais complexos.

Para aderir à proposta, as UBSs deverão funcionar durante 60 ou 75 horas semanais, sem intervalo de almoço e, opcionalmente, aos sábados ou domingos. Atualmente, a maior parte das UBS funcionam por 40 horas semanais. O serviço que funciona até as 17hs, com a mudança ficaria aberto até as 22hs.

Roberto Naves celebrou a decisão do ministro Luiz Mandetta, reforçou que em Anápolis 3 postos de saúde já atendem no horário estendido e que mais cinco novas unidades passaram a atender até as 22h até o final de 2019.

https://youtu.be/Sy3TEukztMo