sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Na Folha: mania das patinetes causa transtornos nas ruas de Paris, que criou lei para regulamentar forma de transporte; SP também terá regras. Em Goiânia, nada

O repórter Lucas Neves escreve na Folha de S. Paulo que Lucas Neves “as ruas de Paris viraram cenário de um faroeste onde impera a anarquia”. A descrição caricatural é da ministra dos Transportes da França, Elisabeth Borne, e se refere à recente proliferação das patinetes elétricas.

Hoje há cerca de 15 mil aparelhos disponíveis para aluguel de curta duração na cidade, onde atuam 12 operadores. A expectativa é de que a frota chegue a 40 mil até o fim de 2019 –um ano e meio depois de começarem a desembarcar às margens do Sena.

Uma caminhada por Paris mostra que a caracterização da ministra, ainda que exagerada, tem âncora na realidade.

Transtornos semelhantes viraram realidade em São Paulo desde a recente proliferação das patinetes, que disputam espaço com pedestres nas calçadas, e inflam o número de acidentes no trânsito. A prefeitura estuda regras para delimitar a prática.

Em Goiânia, a anarquia também prospera nas calçadas e pistas de caminhada, tirando o sossego e a segurança dos pedestres. Só que aqui Iris nada faz.