quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Lissauer propõe obrigatoriedade de odontólogos em unidades de terapia intensiva

O deputado e presidente da Assembleia Lissauer Vieira apresentou o projeto que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas unidades de terapia intensiva de Goiás.

De acordo com o texto, em todas unidades de terapia intensiva da rede pública e privada em que existam pacientes internados será obrigatória a presença de cirurgião-dentista, regularmente inscrito no Conselho Regional de Odontologia de Goiás.

Segundo o parlamentar, o atendimento odontológico do paciente crítico contribui na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, entre elas a pneumonia nosocomial, ou hospitalar, uma das principais infecções em pacientes de UTI favorecidas por microrganismos que proliferam na orofaringe. ‘‘Sua ocorrência é preocupante, pois é bastante comum entre esse grupo de pacientes, provocando um número significativos de óbitos, prolongando a internação do paciente e exigindo mais medicamentos e cuidados’’, ressalta Lissauer.

Atualmente, o exercício do cirurgião-dentista nesse campo ainda é muito restrito pelo fato de esse profissional não fazer parte da equipe multidisciplinar da grande maioria dos hospitais brasileiros.

 

Enviado do meu iPhone