sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

300 quilômetros de ruas e avenidas de Aparecida serão recapeadas até 2020

A pavimentação asfáltica, como tantas outras obras de infraestrutura, sofre desgastes devido aos fenômenos climáticos, ações do tempo e também pela própria rodagem de veículos. Por isso, é necessária a realização periódica de serviços de manutenção como tapa-buraco e recapeamento das ruas e avenidas da cidade. E pensando neste processo de deterioração, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura, deu início neste mês os trabalhos de recapeamento das ruas e avenidas do município.

O objetivo da gestão é promover a manutenção das vias da cidade dando melhores condições para a rodagem dos veículos. “Temos a obrigação de realizar a manutenção de toda malha viária do município, pois isso garante a mobilidade de todos com segurança e comodidade”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha. Inicialmente, o serviço será executado em 33 bairros de Aparecida – aqueles em que o asfalto apresenta maior necessidade de recuperação.

Entre os bairros que constam no cronograma da Seinfra estão o setor Garavelo, Jardim Tropical, Vila Brasília, Garavelo Park, Vila Sul, Jardim Tiradentes, Cidade Livre, Cruzeiro do Sul, Mont Serrat, Jardim das Esmeraldas, Mansões Paraíso, Setor Araguaia, Parque das Nações, Colina Azul, Marista Sul, Jardim Riviera, Vila Alzira, Jardim Nova Era, dentre outros. As frentes de serviço da secretaria de Infraestrutura utilizarão maquinários e mão-de-obra próprios.

“Atuamos com dois caminhões para a preparação do micro revestimento de asfalto e estamos com processo para a compra de mais um maquinário e aluguel de outros dois. Desta forma teremos um total de cinco frentes, com 25 servidores atuando em toda a cidade”, salientou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela. Ao todo serão recapeados três milhões de metros quadrados de área recapeada.

O trabalho de recapeamento é necessário onde o tapa-buraco, que é mais pontual, não é mais a solução viável para a via. “O recapeamento prolonga o tempo de vida e a qualidade da pavimentação asfáltica. E vamos aproveitar esse período de estiagem para levar a ação para todas as ruas da cidade que necessitam deste serviço de manutenção. O benefício vai chegar a todos os bairros, por etapas, paralelamente aos trabalhos do Prefeitura em Ação”, sublinhou.

Mário Vilela explica que o investimento previsto para as intervenções na malha viária é de R$ 20 milhões. “Estamos com o cronograma de recapeamento pronto e nossas equipes já estão nas ruas resolvendo problemas pontuais. Com o trabalho vamos melhorar as condições do tráfego, proporcionando maior segurança para motoristas e pedestres”, comentou o secretário.

Pavimentação – Também paralelo ao trabalho de recapeamento das vias, a Secretaria de Infraestrutura deu início a mais uma edição do programa Asfalto Para Todos, que leva o benefício para diversos bairros da cidade. O primeiro bairro a receber as frentes de trabalho é o Solar Central Park. “Também estamos retomando as obras de asfalto dos bairros Retiro do Bosque, Jardim Miramar, Rio Vermelho e Bandeirantes, que foram iniciadas em 2018 e que foram paralisadas por conta do período chuvoso”, concluiu o secretário Mário Vilela.