terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Jânio Darrot inicia ciclo de reuniões da CDTC para melhorias no transporte

Iniciativas concretas que possam viabilizar melhorias no sistema, com mais segurança e conforto para usuários e medidas voltadas para desoneração da tarifa tendo em vista minimizar os impactos do próximo reajuste em face da variação do preço do petróleo. Estes foram os temas centrais debatidos na Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) na manhã desta terça-feira (14/05). A iniciativa foi do presidente do órgão, prefeito de Trindade, Jânio Darrot.

Foi a primeira vez, em cinco anos, que a CDTC se reuniu sem que a pauta fosse o reajuste na tarifa, mas uma análise ampla do cenário tendo em vista alcançar serviços de qualidade. O encontro foi realizado no Centro Administrativo da Prefeitura de Trindade e já sinalizou o próximo, a ser realizado no dia 17 de junho, na Câmara Municipal de Goiânia. “Vamos trabalhar durante todo o ano para que as melhorias aconteçam no transporte coletivo”, diz Jânio Darrot.

O dirigente informa que a CDTC pretende conversar com empresários do setor para analisar contratos, fazer acompanhamento das atividades e supervisão de bilhetagem por equipe especializada, aperfeiçoar a fiscalização e o planejamento. Outra proposta é a criação de um fundo público para investir na criação de terminais e aquisição de novos veículos, entre outros benefícios.

Jânio também abriu o debate a respeito da realidade da Metrobus, cujos colaboradores ameaçam entrar em greve, e a realidade do Eixo Anhanguera. O presidente da CDTC projeta o próximo encontro, em Goiânia, com encaminhamentos concretos a partir de estudos mais avançados sobre procedimentos no âmbito jurídico e operacional. “Estamos dispostos a lutar para construir um sistema voltado para o usuário”, destaca ele.

Jânio Darrot afirma que as reuniões do CDTC eram somente para tratar do aumento das tarifas do transporte coletivo. “Fiz um compromisso com a população no sentido de buscar melhorias”, afirma. “Por isso, vamos nos reunir mensalmente para discutir e implantar os benefícios que os usuários tanto reclamam”, ressalta.

Participaram da reunião o deputado estadual, Alysson Lima; vereadores Lucas Kitão (Goiânia) e Agnelson Alves (Trindade); secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Henrique Alves Luiz Pereira; secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia, Fernando Santana; presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Benjamin Kennedy; gerente de fiscalização Luiz Searte Scartezini, representando o presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Eurípedes Barsanulfo da Fonseca; e Maria Lúcia Correas Soares, representante da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis.